Ao longo do tempo, os ativos de uma empresa começam a perder valor. Para evitar a perda do fluxo monetário, esse bem é amortizado tendo em conta os anos de vida do ativo. A amortização é o método de liquidação de uma dívida através de pagamentos que devem ser feitos periodicamente. Na amortização, os custos que um investimento pode gerar são divididos pelos anos de vida útil do ativo (seu tempo de uso). A forma mais eficiente de usar a amortização consiste em usar uma tabela para manter um registo onde são especificados os métodos de pagamento e as dívidas canceladas que devem ser feitas até a liquidação das dívidas.

O que é a amortização acelerada do leasing?

A amortização acelerada é um método utilizado para calcular a depreciação de um ativo. Este cálculo permite saber quanto o ativo pode depreciar nos últimos anos em que foi utilizado continuamente. Os ativos devem ser novos, adquiridos ou importados para optar por uma amortização acelerada, uma vez que devem ter uma vida útil superior a três anos para garantir a recuperação do investimento realizado. Resumindo, a amortização acelerada consiste em cancelar ou monetizar o preço do bem adquirido a um ritmo mais acelerado do que o oferecido pelo método de linha reta.

Este é o tipo de amortização fiscal oferecida pelo leasing.

O leasing é um tipo de contrato de aluguer a longo prazo que oferece ao cliente a possibilidade de comprar um bem ativo no final do contrato. Conta com um sistema de pagamento parcelado bastante vantajoso, pois desde o momento da assinatura do contrato, o cliente torna-se o titular deste ativo, podendo gerar o total da prestação a pagar com o bem adquirido. Este sistema de pagamentos parcelados também é conhecido como amortização, porque o arrendatário paga as prestações estabelecidas no contrato enquanto utiliza o bem ativo. Esta é uma ferramenta financeira bastante útil, pois permite ao cliente amortizar fiscalmente num período que considere conveniente. O termo «amortização fiscal» refere-se a ajustes fiscais por amortizações (que estão sujeitas apenas a critérios fiscais), nos quais deve haver um gasto contabilístico anual e uma dotação para cada amortização realizada.

Exemplos de amortização fiscal

Dependendo do montante de capital faturado pelo arrendador, no contrato de leasing, a prestação a pagar será ajustada a uma dimensão acessível de acordo com as suas necessidades. A forma mais simples de calcular isso é registar cada transação das prestações realizadas numa tabela até que a dívida seja liquidada. Para elaborar esta tabela, são necessários o montante ou capital total a amortizar, o período do crédito e a taxa de juro, por exemplo:

Um veículo é vendido por 8.400€ à vista, como o cliente não tem capital suficiente para pagar à vista, decide pagá-lo em 12 prestações fixas mensais:

A taxa de juro mensal é de 2%; ao longo de um ano será cobrado 24% do valor do veículo, portanto, o montante total a amortizar é de 10.416 euros. O período de crédito é de 12 meses. Uma vez que tenha esta informação, pode passar à elaboração da tabela. A tabela deve ter várias colunas: mês, saldo inicial, juros, prestação mensal, pagamento total e saldo final. Com base nisso, é possível controlar a amortização paga mensalmente. Na coluna «mês», deve começar com o número zero, pois este representa o momento em que a dívida foi adquirida. Registe na linha correspondente o saldo final da dívida adquirida. Como a dívida deve começar a ser paga no primeiro mês, o saldo inicial deve ser de 10.416 euros. Para calcular os juros do primeiro mês, multiplique o saldo inicial do mês um pela taxa de juro do crédito (ou seja, 10.416 por 2% é igual a 208.32). Como esta quantia foi adquirida em prestações fixas de 868 euros, esta quantia representará o pagamento total a ser realizado durante o prazo acordado. Para calcular a prestação mensal amortizada, subtraia os juros calculados da prestação. O saldo final do mês um será obtido subtraindo o pagamento total do saldo inicial. Repita o procedimento até preencher a tabela.

Ao observar a tabela inicial, poderá notar que a dívida diminui à medida que os pagamentos são feitos até à sua liquidação no décimo segundo mês, com a diminuição da dívida, também diminuem os juros.

Que tipo de amortização existe no Imposto sobre as Sociedades?

O imposto sobre as sociedades é considerado um dos ajustes fiscais contabilísticos mais importantes em qualquer tipo de imposto. Ele calcula a amortização anual dos ativos (móveis ou imóveis), seguindo regras que podem ser geradas ou estruturadas usando os chamados «sistemas de amortização». Com estes sistemas, o imposto estabelece regras para calcular o método de amortização que considera mais eficaz, de acordo com a depreciação do ativo.

Diferença entre a amortização do leasing e do renting

Uma vez clarificados certos pontos anteriormente esclarecidos, podemos compreender que o leasing é um contrato de aluguer financeiro cujas prestações devem incluir o retorno financeiro do ativo e o interesse do arrendatário, estas prestações não implicam qualquer tipo de despesa associada ao ativo, uma vez que no final do contrato é concedida a opção de compra do ativo. Por outro lado, o renting é considerado um tipo de aluguer no qual uma empresa disponibiliza um ativo a um cliente ou arrendatário, a diferença é que este não oferece uma opção de compra do ativo alugado, portanto, os serviços associados ao seu uso (tais como: manutenção, seguros, impostos, etc.) estão incluídos nas prestações a pagar.

Exemplos

A prestação fixa da modalidade de leasing inclui a amortização do ativo e o custo de financiamento, ou seja, a empresa de leasing não é responsável pelo pagamento da manutenção de avarias do ativo nem pela inspeção periódica obrigatória, sendo uma das diferenças mais notáveis em relação ao renting. Este caso pode ser desenvolvido da seguinte forma:

Através de um contrato de renting, um ativo é adquirido e pode ser utilizado desde a formalização do contrato. Após o término do contrato, o ativo é devolvido, não havendo financiamento ou juros. A empresa de renting é responsável pelos custos de: instalação, manutenção, formação, seguro, reparação e retirada do ativo, uma vez que este continua a ser sua propriedade.

Através de um contrato de leasing, é adquirido um ativo que pode ser considerado um produto financeiro, uma vez que esta modalidade de contrato oferece a compra do ativo no final do contrato e o arrendatário passa a ser o proprietário e detentor de todos os direitos do ativo.

Ainda não conhece todas as vantagens do renting? Com o renting, todos os custos estão incluídos nas prestações mensais, não é necessário pagar qualquer entrada e, além disso, poderá trocar de veículo quando as suas necessidades familiares e/ou empresariais o exigirem. Conheça o catálogo de carros que temos disponíveis e se tiver alguma dúvida, ligue-nos!

Postagens Relacionadas