A manutenção geral ou específica de um carro deve ser realizada de forma minuciosa e repetida, já que desta depende a total eficiência do veículo, proporcionando ao condutor completa estabilidade em todas as suas ações. Muitos utilizadores preferem deixar as tarefas de manutenção nas mãos de especialistas, enquanto outros optam por fazê-las por conta própria (pois possuem conhecimentos prévios para as realizar), independentemente do grupo ao qual pertençam. Quando falamos do óleo do carro, é importante ressaltar o quão cuidadoso e minucioso se deve ser ao lidar com certas anomalias em todo o sistema, pois disso depende a função de lubrificar completamente e proteger cada um dos componentes internos do motor, os quais enfrentam constante fricção e pressão extrema. Esses componentes necessitam obrigatoriamente do óleo, pois permite que todo esse conjunto mecânico funcione de forma excelente. Às vezes, a luz indicadora de óleo do carro no nosso painel acende-se, deixando-nos preocupados, pelo que é importante saber qual é a anomalia que há em todo o sistema.

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Motivos pelos quais se acende a luz do óleo do carro se ainda tem

Na mesma ordem de ideias, destacamos que a luz se acende quando na realidade não há pressão suficiente para injetar óleo nos cilindros do motor. Sem a lubrificação fornecida pelo óleo, estes podem danificar-se, o que pode levar à necessidade de um novo motor. No entanto, se já realizámos a troca de óleo e o motor está lubrificado, mas a luz permanece acesa no painel, pode significar diversos cenários que exigem avaliação ou consideração dos aspectos que mencionaremos a seguir. Se não deseja levar o seu automóvel a uma oficina e prefere realizar a manutenção por sua conta, deixamos algumas dicas sobre esta importante atividade, para que se torne um especialista e o seu veículo não corra grandes riscos.

O sensor está danificado

O sensor de pressão de óleo é uma pequena peça em forma de bulbo que é fixada ao motor através de uma rosca. No seu interior, há um filamento que termina com um conector de pinos, a sua função é regida pelo princípio da pressão atmosférica. Quando o fluxo de óleo exerce força, é enviado uma voltagem para a unidade de controlo do motor. Se o sistema detectar que não há a pressão necessária para injetar óleo nos cilindros, então o indicador correspondente (ícone representativo) no painel é ativado. Isto pode ser obstruído com lodo do motor, especialmente se o motor não foi adequadamente mantido, já que um sensor de óleo obstruído pode facultar uma leitura falsa de baixa pressão de óleo.

Não formatou o sistema uma vez resolvido o problema

Muitos utilizadores esquecem o quão importante é reiniciar o sistema após a conclusão da manutenção de uma parte do veículo, ou se se realizou de forma geral. Particularmente, muitos condutores gostam de redefinir a luz de revisão do motor para ver se o painel de controlo apresenta o mesmo alerta. Uma técnica conhecida para redefinir a luz de revisão do motor (ainda que não seja necessariamente recomendada) é desconectar a bateria do veículo para retirar a fonte de alimentação da central eletrónica, fazendo com que o carro hiberne e, ao reconectar a bateria, obtenha um diagnóstico seguro.

Tem o óleo em mau estado

A verificação do óleo deve ser feita em determinadas ocasiões e mais ainda se o veículo permaneceu parado por um período prolongado, pois isso pode fazer com que fique impossibilitado de funcionar, levando à aderência de vários detritos ou partículas que o levam a um estado de mau uso. Um óleo limpo é âmbar e um pouco translúcido, à medida que é utilizado, o óleo enche-se de partículas recolhidas pelo motor e vai escurecendo. Não será óbvio quando isso começar a acontecer, é necessário estar atento e verificar o óleo do motor pelo menos uma vez por mês. Para fazer isso, retire a vareta de medição do óleo e limpe-a antes de a colocar no depósito; em seguida, faça a leitura pela segunda vez. Se não conseguir ver o óleo, é hora de o trocar.

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Tem óleo a mais

No momento de adicionar o novo óleo ao veículo, este vai para o reservatório e, ao ligar o motor, o óleo circula por todas as suas partes correspondentes, passando por um filtro que procura eliminar os contaminantes que poderiam causar danos. Quando se adiciona óleo em excesso, o nível no depósito fica demasiado alto. Isto permite que uma vareta de movimento rápido, chamada de cambota, entre em contacto com o óleo e o areje; o resultado é uma substância espumosa que não pode lubrificar adequadamente o motor. Uma forma de exemplificar esta situação é visualizar como o motor transforma a substância em espuma; nenhum condutor quer que a espuma lubrifique o seu motor, pois faz com que a luz de troca de óleo se acenda.

Falta óleo

Posicionando-se como uma das causas menos frequentes que fazem com que a luz do óleo se acenda está esta, porque uma pequena quantidade de óleo no motor, mesmo muito abaixo das especificações de fábrica, circulará pelo motor a uma pressão suficientemente elevada para impedir a ativação do sensor. As situações mais comuns em que um nível baixo de óleo do motor faz com que a luz de aviso do óleo se acenda, podem ser pequenas fugas no sistema de óleo, uma substituição imperfeita do tampão de drenagem ou do filtro de óleo, e impactos no depósito de óleo com pedras ou outros detritos.

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