A integração de novas tecnologias tem sido o complemento perfeito para a criação e inovação de diferentes unidades veiculares, tudo isto aplicado com o intuito de que um veículo, nos dias de hoje, possa satisfazer ao máximo as necessidades do utilizador que o conduz e dos seus acompanhantes, transformando uma simples experiência de condução numa experiência totalmente versátil e intuitiva. A Audi, como uma das marcas mais representativas no mercado automóvel, não ficou para trás perante todos estes avanços e apostou em incorporar nos seus veículos um sistema denominado MMI (Interface Multimédia), tendo este visto a luz no ano de 2002 dentro do modelo Audi A8; no entanto, é importante destacar que a sua primeira aparição ocorreu no ano de 2001, dentro do protótipo Audi Avantissimo, sendo considerado muito avançado para a época. Este sistema avançado e complexo de infotainment conta hoje com diversas incorporações de grande usabilidade, e tendo passado mais de 20 anos desde a sua criação, no próximo post falaremos sobre tudo o que o envolve, desde as suas diferentes versões até como verificar qual MMI o seu carro Audi possui. Assim, sem mais delongas, convidamo-lo a continuar a leitura.

Ver todas as ofertas de renting disponiveis

 

O que é o MMI de um Audi?

Como mencionado anteriormente, face à necessidade de proporcionar uma condução mais fluida e completamente versátil e intuitiva, a Audi, no ano de 1997, pôs mãos à obra e desenvolveu o que hoje conhecemos como MMI. Mas, afinal, o que é o MMI de um Audi? O MMI é uma interface multimédia incorporada em vários modelos de veículos da marca Audi, que permite realizar diversas funções com total conforto e intuitividade. Nele, pode-se gerir o telefone, o rádio, o sistema de navegação e geolocalização, aceder a várias redes sociais e até mesmo modificar diversos parâmetros funcionais e operativos dentro e fora do veículo. Embora possa parecer um acréscimo sem grande relevância para muitos, na condução de um carro Audi, este sistema destaca-se pela sua fácil acessibilidade e adaptabilidade, dependendo das suas necessidades.

MMI 3G

No início de 2009 e até o final de 2015, a Audi utilizou seu completo sistema de infotainment em uma grande variedade de unidades, conhecido como seu reconhecido sistema MMI, que em sua terceira geração usava um disco DVD ou um cartão SD para calcular rotas e memorizá-las para proporcionar um desempenho ótimo ao utilizador na estrada. Para este sistema, existem três versões: o MMI 3G, o MMI 3G HIGH, que dispunha de um disco rígido para armazenar a coleção musical do utilizador e, claro, os dados de navegação, e finalmente o mais avançado, o MMI 3G +, que será detalhado posteriormente.

MMI 3G +

Para a sua época, representou uma grande revolução no sistema de infotainment que um veículo podia oferecer, sendo um sistema que mantinha o melhor do MMI 3G, mas com a adição de novas características que forneceriam um suporte completo ao utilizador durante a condução. Desta forma, podemos destacar aspectos como opções para sincronização via Bluetooth, Wi-Fi e até mesmo Google Earth para navegação. O MMI 3G + foi um sistema muito popular em 2014, onde sua linha A, desde o A1 até o A8, foi apoiada por este completo sistema, fornecendo informações e segurança a cada utilizador com apenas um toque em sua tela sensível ao toque.

MMI RMC

Incorporando uma interface prática e interativa, o sistema MMI RMC da Audi oferece serviços como Android Auto e Apple Carplay, que permitem ao utilizador, através da sincronização com seu dispositivo móvel, atender chamadas e mensagens do WhatsApp e até mesmo navegar pelo Google Maps, além de reproduzir seu conteúdo multimídia favorito com apenas um toque na tela sensível ao toque. Além disso, o controle por voz permite controlar cada um dos serviços mencionados anteriormente sem tirar as mãos do volante.

MMI MIB1

A Audi destacou-se no mercado por cada uma das excelentes qualidades que caracterizam seus extraordinários modelos, sendo assim, sua linha Q7 é apoiada por um completo sistema de entretenimento que adiciona uma série de características, como o notável trocador de DVDs, um sistema de controle integrado, um mapa global da Espanha incorporado no navegador e um excelente controlo por voz. Cada um destes complementos procurava garantir o completo conforto do utilizador, sendo esta a versão básica deste sistema de entretenimento, uma vez que a sua evolução pode ser apreciada no denominado MMI MIB2.

MMI MIB2

Como mencionado anteriormente, a Audi busca primeiro manter-se na vanguarda, por isso, em 2014, apresentou a próxima geração de seu sistema de entretenimento chamado MMI MIB2, que trazia consigo importantes melhorias em relação ao seu antecessor. Este sistema incluía um completo sistema de som, destacando-se também pelo seu ecrã MHIG de 7.0 polegadas, com um dos softwares mais potentes dentro dos sistemas exclusivos da marca Audi.

MMI MSTD

Reconhecido como o sistema de entretenimento mais avançado da marca Audi, o MMI MSTD combina o melhor de cada uma das gerações anteriores para oferecer o máximo em termos de segurança, entretenimento e informação ao utilizador. Para aceder aos seus serviços, pode sincronizar o seu dispositivo móvel e, graças a este, poderá responder a cada uma das suas chamadas ou mensagens através do seu excelente controlo de voz. No entanto, não se limita apenas a isso, pois aspectos como o navegador Google Maps através do seu grande ecrã tátil manterão você informado sobre a sua localização e informações do veículo.

Como verificar o MMI de um Audi?

Atualmente, graças à evolução do MMI, estão disponíveis as diferentes versões que detalhamos anteriormente. Portanto, muitos utilizadores que possuem um veículo Audi têm dúvidas sobre como verificar seu MMI e descobrir com precisão se seu carro possui o MMI 3G, 3G +, RMC, MIB 1, MIB 2 ou MSTD, em suas variantes básica, baixa, padrão, entrada ou alta. Destacamos que a versão do MMI do seu veículo dependerá de fatores como o modelo do carro, o ano de fabricação e sua versão de equipamento. Para verificar sua versão do MMI, o caminho de acesso em seu veículo dependerá do modelo, mas não se preocupe, geralmente é um processo rápido e fácil.

Por exemplo, para um Audi A6, o caminho a seguir seria:

  • Carro.
  • Configurações.
  • Ajustes.
  • Versão.

Por outro lado, o menu para um Audi Q7 será exibido da seguinte forma:

  • Menu.
  • Configurar MMI.
  • Informações da versão.

É importante para o utilizador conhecer a versão do MMI de seu carro Audi para aproveitar ao máximo tudo o que este sistema tem a oferecer.

Se precisar de mais informações, não hesite em entrar em contato com a nossa equipa de especialistas para obter mais informações. Terá toda a ajuda que precisar, sem qualquer compromisso.

Postagens Relacionadas