A “Manutenção B” num veículo da marca Mercedes-Benz refere-se aos códigos de manutenção de cada um de seus carros, os quais indicam o tipo de inspeção que deve ser realizada em determinado momento. Seu sistema de série, chamado pela marca de “Assyst Plus”, mantém uma relação direta com cada unidade veicular da marca. Esse sistema é responsável por estruturar o código de classificação do carro, que segue uma formação que vai desde a letra A ou B acompanhada de um número. Para começar, a letra inicial indica a duração da manutenção, enquanto o número informa sobre os trabalhos adicionais que o veículo necessitará. Deve-se notar que a manutenção A é a mais básica, enquanto a manutenção B é muito mais abrangente, permitindo que as verificações feitas na manutenção A também possam ser realizadas na manutenção B, onde esta última inspeciona outras peças como freios, bateria e pneus.
Ver todas as ofertas de renting disponiveisEm que consiste a manutenção B num Mercedes?
O “Maintenance B” em um Mercedes consiste em verificar o estado de cada um dos componentes para poder identificar qualquer tipo de falha e evitar que ela, de forma progressiva, possa danificar outro componente, convertendo um dano menor em um mais severo. Geralmente, essas revisões são realizadas periodicamente e é recomendável levar seu veículo ao serviço oficial da Mercedes-Benz, pois eles utilizam peças de alta qualidade para substituição. Para detalhar, o Maintenance B realiza revisões e manutenções em áreas como:
- Sistema de freios: Este sistema permite visualizar o estado das pastilhas, o desgaste dos freios e também substituir o líquido de freio.
- Sistema de suspensão: Sendo uma das mecânicas mais importantes em um veículo, este serviço permite verificar o estado da suspensão, bem como o desgaste de cada uma de suas peças.
- Conjunto de pneus: Com o objetivo de manter um bom padrão de desgaste e alinhamento, é verificado o sistema de pressão nos sulcos dos pneus, e ajusta-se a profundidade dos sulcos, se necessário.
- Bateria: Sendo o principal fornecedor de energia para todo o sistema elétrico, é realizado um check-up para fornecer informações precisas sobre seu ciclo de vida e capacidade de carga/energia.
Bateria
A bateria em um veículo é um componente de vital importância, pois é responsável por armazenar e distribuir a energia necessária para cada componente, permitindo que o carro funcione corretamente. Anteriormente, era comum realizar uma manutenção de rotina na bateria do carro para garantir seu funcionamento ideal. No entanto, atualmente, diz-se que tal manutenção não é necessária, o que pode variar dependendo do modelo escolhido. É importante notar que a temperatura externa influencia significativamente o desempenho da bateria, destacando que o inverno pode afetar a amperagem do veículo, impedindo-o de ligar.
Amortecimento
Uma manutenção adequada do sistema de amortecimento ajudará a suspensão do veículo a funcionar corretamente em terrenos irregulares. Atualmente, existem diferentes variantes de sistemas de amortecimento, incluindo os hidráulicos de um tubo, dois tubos e com válvulas, que consistem em amortecedores a gás. Alguns dos danos mais comuns que podem ser encontrados nos amortecedores incluem a perda de líquido hidráulico (gás), compressão ou extensão excessiva dos amortecedores e corrosão no haste do pistão, que pode causar rachaduras nas buchas. Se necessário, é importante verificar este sistema periodicamente para garantir um deslocamento confortável e seguro na estrada.
Freios e pneus
Tanto os freios quanto os pneus desempenham um papel fundamental nos componentes do veículo, pois o equilíbrio perfeito entre eles garantirá uma condução correta e segura do carro. Entre os danos mais comuns, podemos mencionar o desgaste anormal dos pneus e vazamentos nos selos, o que reduzirá o desempenho durante a condução. Se os freios não forem verificados regularmente, podem resultar em aumento da distância de frenagem e puxões laterais ao serem acionados. Por essas razões, recomendamos lubrificar adequadamente os ajustadores e folgas para manter uma correta alinhamento entre os freios e os pneus; além disso, é recomendável inspecionar o sistema antibloqueio periodicamente para evitar falhas durante a condução.
Filtro de ar
Um dos componentes mais importantes num veículo é o filtro de ar, pois é responsável por purificar o ar que chega aos cilindros, mantendo-o limpo e evitando a contaminação de diferentes partes do veículo que podem danificar-se progressivamente. Com o passar dos anos e graças às novas tecnologias incorporadas pelos fabricantes, este processo de filtragem do ar visa otimizar o desempenho do motor para evitar futuras avarias, utilizando lubrificantes mais eficientes. Deve-se saber que existem diferentes tipos de filtros de ar, embora todos cumpram o objetivo de purificar o veículo. Entre estes, encontram-se:
- Filtro de ar de papel ou celulose: Este é um dos mais duráveis no mercado devido ao facto de serem bastante baratos e simples de produzir, sem comprometer a eficácia.
- Filtro de ar do habitáculo: Destaca-se pela sua grande capacidade de filtrar partículas, podendo reter pólen e poeira de forma eficiente.
- Filtro de ar de algodão: Composto por várias camadas de algodão prensado, fixadas numa malha metálica que, juntamente com os óleos utilizados, procuram potenciar a capacidade de retenção de impurezas.
- Filtro de ar de espuma ou foam: A sua principal qualidade é a grande capacidade de filtrar partículas, bem como a capacidade de ser lavado várias vezes sem perder essa capacidade, sendo atualmente os mais utilizados em veículos todo-o-terreno ou superdesportivos.
Quanto custa fazer a manutenção B num Mercedes?
Cada uma destas revisões irá variar dependendo do modelo, quilometragem e equipamento do veículo, uma vez que cada carro requer diferentes serviços. Isso significa que o preço pode variar de acordo com as necessidades do utilizador. Podemos estimar que o preço aproximado da manutenção B pode oscilar entre os 300 e os 500 €, sendo ideal aguardar por alguma promoção para modelos específicos que possam oferecer diferentes pacotes com serviços completos e excelentes, adaptados ao seu orçamento.
Com a Total Renting, poderá esquecer todos os custos da manutenção B do seu Mercedes, pois incluímo-los nas prestações mensais. Ter um Mercedes em regime de renting connosco significa que poderá conduzir com total tranquilidade, sabendo que todos os custos de reparações, manutenção e outros gastos estão incluídos. Se precisar de mais informações, não hesite em contactar a nossa equipa de especialistas; eles irão orientá-lo e fornecer toda a informação necessária sem qualquer compromisso.