Embora para muitos possa parecer desnecessário, ter uma chave de reserva para o nosso carro é muito importante. Esta ação não é levada muito a sério pela maioria dos proprietários de veículos. A verdade é que, embora muitos pensem que não é necessário, mais de 100.000 pessoas por ano na Europa têm que passar pela má experiência de não ter as chaves para abrir seu carro, seja por roubo, porque as perderam ou (a mais comum) porque ficaram dentro do carro. Nestes casos, você pode recorrer a várias opções, como usar um arame, usar uma vareta, ou tentar abrir a porta da bagageira. Todas estas opções são praticamente caseiras (o que significa que não implicarão em despesas) e serão explicadas detalhadamente mais adiante.

Ver todas as ofertas de renting disponiveis

A fechadura centralizada

Todos os automóveis, por razões de segurança, possuem um sistema mecânico chamado “fechadura centralizada”. Este mecanismo é responsável por abrir e fechar todas as portas do veículo e estão programadas para se fecharem após um determinado período de tempo, caso esqueça de trancar o carro ou passe muito tempo num lugar sem manipular a carroçaria do veículo (para evitar roubos ou intrusões indesejadas de terceiros). Seja qual for o caso, não podemos evitar que a situação de não ter as chaves do carro seja embaraçosa e nos faça passar por um momento desagradável. Não é necessário alarmar-se com isso e, acima de tudo, não tente quebrar o vidro do carro (a menos que seja absolutamente necessário), pois esta não é uma boa opção e implica em gastos que podem ser evitados.

Passos para abrir um carro sem chave em 10 segundos

Antes de mais nada, deve verificar se o carro está trancado (é necessário verificar todas as portas, inclusive a mala), caso esteja, pode avaliar a situação considerando: Que tipo de fecho tem o seu carro (físico, remoto, botão no apoio de braço e se o fecho é desativado puxando ou pressionando), e que elementos tem disponíveis para usar ao abrir o veículo. Ao estar ciente disso, pode realizar a opção que lhe pareça mais adequada, por exemplo:

  • Usar uma tira de plástico: Este método apenas requer um pedaço de plástico ou uma correia que se dobre para criar uma fenda na porta. Isso só funciona se o fecho do seu carro for do tipo “esticar”.
  • Usar uma cunha insuflável: É uma das mais recomendadas e seguras devido ao material da cunha, que, ao contrário do plástico ou da chave de fendas, evita danos à estrutura de metal da carroçaria ou arranhões na pintura. Insira a cunha pela fenda da porta, insufle até criar espaço para onde possa aceder com uma ferramenta (pode ser uma haste de metal ou um gancho), e o resto depende da paciência e precisão da pessoa que está a manusear a ferramenta.

Estes métodos são simples de realizar e não causam danos ao veículo, podendo ser úteis para muitas pessoas que tenham esquecido as suas chaves dentro do carro. Assim, não custa conhecer outros métodos caso nos vejamos nesta situação.

Porta do porta bagagens do carro

A porta bagagens não é a melhor opção a escolher quando se tenta abrir a porta de um carro, mas, se não estiver trancada, pode ter a oportunidade de entrar facilmente no seu carro. Alguns veículos possuem uma alavanca no porta bagagens carro que serve para abaixar a segunda fila de assentos de dentro do veículo. Se o seu carro tiver esta alavanca, pode puxá-la e passar para dentro do carro pelo espaço que fica ao abaixar os assentos para recuperar as chaves.

Vara

Se estiver a pensar no que pode usar ao ficar nesta situação, recomendamos uma vara (ou qualquer ferramenta plana, longa e rígida) e um parafuso de ponta plana, isso é tudo o que precisará para abrir o seu veículo. Primeiro, introduza o parafuso de ponta plana no batente da porta para fazer alavanca até deixar uma pequena separação, depois, pela fenda, introduza a vara tentando puxar a maçaneta ou pressionar o botão do fecho para abrir a porta. Este é um dos truques mais simples, apenas é necessário aplicar um pouco de pressão ao fazer alavanca, o resto é fácil, no entanto, não é muito recomendado, já que tanto a vara como o parafuso são objetos metálicos que podem danificar o batente do carro ou riscar a pintura com facilidade. Se optar por esta opção, é melhor fazê-lo com calma para evitar danificar o carro.

Gancho de cabide

É praticamente impossível conseguir um cabide quando estás fora de casa, mas se por acaso te encontrares numa situação em que o carro se fecha e não tens a chave, mas tens um cabide à mão, podes aproveitá-lo com este método. Primeiro, é importante esclarecer que usar o cabide pode ser mais difícil para algumas pessoas, pois é mais complexo e requer mais precisão, portanto, leva mais tempo para abrir o carro com esta ferramenta se não tiveres experiência. Apenas tens que moldar o cabide numa forma de gancho, fazê-lo passar pela janela ou por uma fenda na porta e puxar o gancho ou pressionar o botão. Este método é mais recomendável do que o da vara por uma razão: apesar de requerer mais trabalho e experiência, não há o risco de danificar o carro.

Chamar o seguro

No caso de não teres sucesso com as opções mencionadas, é melhor pedir ajuda de um profissional. Por exemplo, podes ligar para um serralheiro, para a polícia, para o serviço de assistência em viagem que tenhas contratado ou para qualquer profissional no assunto. Nunca é demais pedir ajuda e, embora algumas destas opções não sejam tão práticas nem económicas, costumam ser a forma mais segura de resolver o problema, já que não comprometem a integridade do veículo.

Na Total Renting, temos uma ampla variedade de carros para renting com todos os custos incluídos e sem necessidade de pagar entrada ou o valor total do veículo. Após o pagamento da primeira prestação mensal, poderás conduzir um carro completamente novo como se fosse teu. Ao finalizar o contrato de renting (3-5 anos), poderás trocá-lo por outro que se adapte melhor às tuas novas necessidades. Ainda não conheces todas as nossas ofertas de renting?

Postagens Relacionadas