Embora o título deste artigo possa parecer limitado em termos de possibilidades de desenvolvimento, na verdade não nos referimos apenas ao que é puramente o lado direito de um carro, entendido, em Espanha, como o lado do passageiro. Existem diferentes aspectos nos carros que afetam de forma diferente se falarmos de esquerda ou direita, e neste artigo queremos aprofundar alguns deles. Se este tema lhe parecer interessante, não hesite em continuar a ler, pois talvez encontre mais do que uma curiosidade que desconhecia, assim como a maioria dos seus conhecidos. Vamos descobri-las!
Ver todas as ofertas de renting disponiveisPor que alguns carros abastecem pelo lado direito e outros pelo lado esquerdo
Em primeiro lugar, deparamo-nos com algo que certamente terá notado, até mesmo pode ser que em sua própria casa tenha um veículo de cada tipo, e é que existem carros que abastecem pelo lado direito, onde está localizado o acesso ao depósito de combustível, enquanto outros o fazem pelo lado esquerdo. Isso faz com que, como é habitual, nos postos de abastecimento exista o mesmo número de bombas de abastecimento destinadas a carros com o depósito do lado direito e com o depósito do lado esquerdo.
Mas será que isso realmente responde a algum facto concreto ou é apenas uma questão dos interesses do fabricante?
Bem, a verdade é que o fabricante é quem tem a última palavra, embora isso não signifique necessariamente que todos os veículos de uma mesma marca devam ter o depósito do mesmo lado da carroçaria. Essa decisão geralmente é tomada tendo em conta o design interno do carro e seus componentes, e com isso tenta-se melhorar, na medida do possível, aspectos relacionados com a segurança dos ocupantes do veículo, bem como outros de design e funcionalidade na hora de ser utilizado.
Em que países se conduz pela direita e em quais se conduz pela esquerda
Outro aspecto que certamente conhece relacionado com direita e esquerda é em que lado se conduz. Em Espanha, sabemos que se conduz pela direita, assim como no Reino Unido se conduz pela esquerda, mas talvez não saiba que outros 55 países também conduzem como o Reino Unido.
Exemplos de países onde se conduz pela esquerda seriam:
- Índia
- Japão
- Hong Kong
- Moçambique
- Irlanda
- Chipre
- Malta
- Quénia
- Namíbia
O que há no lado direito de um carro?
Como referimos anteriormente, cada marca e modelo tende a ter designs diferentes que resultam em diferentes localizações dos componentes, alguns podem estar sempre no lado direito do veículo e outros no lado esquerdo.
Em alguns veículos, podemos encontrar a entrada de combustível, seja gasolina ou gasóleo, no lado direito. O mesmo acontece com o conector de carregamento dos veículos elétricos e híbridos.
Outros componentes que encontramos no lado direito dos carros incluem: conexões de travões a tambor ou a disco, sensores de estacionamento, cablagem do sistema ABS, tubo de escape em casos de saída dupla, entre outros.
Quem deve sentar-se no lado direito?
Em resposta a esta pergunta, o mais interessante geralmente é referir-se sempre ao condutor, pois o lado esquerdo será utilizado pelo condutor quando a circulação for no sentido do trânsito à direita, enquanto será para o passageiro se estivermos a circular em países com circulação no sentido do trânsito à esquerda.
Portanto, no lado direito irá sentar-se o condutor ou o passageiro, dependendo se a circulação é no sentido do trânsito à direita ou à esquerda, sendo sempre o oposto da circulação reservado para o condutor.
Lado do condutor ou do acompanhante
Seguindo o que dissemos anteriormente, o lugar do condutor é sempre claro, na aparência, quando relacionado com o lugar onde se encontra o volante e os pedais. No entanto, é verdade que podemos viajar com o nosso carro de Espanha para o Reino Unido e perceber que somos os únicos que viajamos no banco do lado esquerdo. Seria então legal conduzir desta forma? A resposta é sim, podemos conduzir um veículo com o volante localizado no lado oposto ao que é habitualmente utilizado nesse país, desde que respeitemos o sentido do trânsito. Também é verdade que será mais estranho fazê-lo desta forma e que possivelmente nas primeiras rotundas tenhamos alguma tentação da qual é melhor fugir se não quisermos acabar em direção contrária. No entanto, à parte disso, podemos continuar a circular com o nosso carro sem problemas.
De qualquer modo, como resumo à pergunta sobre o lado do condutor ou do passageiro e como regra geral, o passageiro irá sentar-se à direita se a circulação for no sentido do trânsito à direita e no banco do lado esquerdo se a circulação for no sentido do trânsito à esquerda.
Esperamos que este artigo vos tenha agradado e tenha permitido conhecer algumas curiosidades interessantes sobre o mundo automóvel e, neste caso, sobre a relação entre direita e esquerda dos nossos veículos. Muitas vezes, podemos dar isso como certo ou simplesmente nem sequer reparar, quando na realidade existem razões para a maioria das posições dos componentes, incluindo, como pudemos ver, a relação entre a direção do tráfego, que varia em vários países, e a posição do banco do condutor e do passageiro. Recordem também que, como vimos, este último ponto não deve afetar-vos no caso de usarem o vosso veículo noutros países com variação na direção do tráfego. No entanto, como é lógico, devem seguir as regras nesse sentido, sem necessidade de mudar de veículo.
Vemo-nos no próximo artigo, onde certamente continuaremos a aprender juntos sobre este mundo fascinante dos carros e suas particularidades.
Gostariam de desfrutar de um veículo em regime de renting? Conheçam toda a oferta de veículos de renting que a oferta de vehículos de renting tem para oferecer. Temos uma vasta gama de carros em regime de renting para particulares, empresas e profissionais independentes.