É inegável a funcionalidade de um camião de carga na hora de transportar materiais de um ponto a outro. Por isso, este é o principal bem a adquirir em empresas onde é necessária a transporte de grandes quantidades de materiais. A sua estruturação baseia-se no tipo de tarefa a realizar, com o objetivo de se adaptar perfeitamente à condução, proporcionando não só segurança aos materiais ou mercadorias no seu interior, mas também ao condutor que o maneja e aos outros na estrada. A qualidade e o cuidado na sua fabricação visam torná-lo na ferramenta perfeita em construções, transporte de alimentos, materiais pesados e outros. À primeira vista, podemos observar como estão compostos estruturalmente, mas como se chamam, ou que função cumpre cada bloco do veículo? Neste artigo, receberás a informação que necessitas para conhecê-los um pouco melhor.
Ver todas as ofertas de renting disponiveisEstas são as partes dos camiões de carga:
Dependendo do fabricante, da tarefa a realizar e da distribuição da carga, possuem diferentes espaços, mecânicas e acessórios que desempenham uma função importante no desenvolvimento da sua função. Cada uma destas ajuda a garantir que a sua condução ocorra sem problemas e que funcione corretamente. A seguir, estaremos a mencionar as partes dos camiões de carga, para que saibas como se chamam, para que servem e onde se encontram.
Reboque
O reboque de um camião, também conhecido como atrelado ou semirreboque, é a parte traseira dos camiões de carga onde se encontram os produtos ou materiais que serão transportados. Esta zona do veículo é aquela que terá de suportar todo o peso da carga, oferecendo proteção e segurança aos produtos, objetos ou materiais que nela se encontram. O reboque pode ter diferentes tamanhos e pode ser desacoplado da parte dianteira, onde se encontra a cabine, tornando possível trocar de reboque e adaptar o camião para diferentes tipos de cargas.
Equipamento frontal
Um camião de carga é composto por diferentes partes que desempenham funções específicas, permitindo que este tipo de veículos transporte cargas realmente pesadas por grandes distâncias. Concebidos para trabalho pesado e árduo, os camiões de carga são essenciais para muitas empresas distribuírem os seus produtos por toda a cidade e até pelo país. A equipa frontal dos camiões de carga é a parte dianteira destes veículos, onde se encontra o chamado engate ou bola, os engates e as correntes de fixação onde o reboque pode ser suportado e transportar a carga que precisa ser entregue.
Cabine
A cabine de um camião de carga é a parte dianteira onde se encontra o condutor, equipada com toda a instrumentação e tecnologia necessária para a segurança tanto do utilizador como da carga que transporta. Esta é o elemento de segurança mais importante de um camião, uma vez que deve cumprir as normas de segurança mais rigorosas em caso de impacto, proporcionando total segurança ao condutor e monitorização de todas as peças e níveis de líquidos do motor necessários para evitar avarias e problemas na estrada.
Motor
O que seria de um veículo deste calibre, ou de qualquer outro, sem o seu motor? O motor, não apenas neste veículo, mas em todos os meios de transporte, é o coração que lhes permite a mobilidade de um ponto a outro e a execução das suas funções. Nestes tipos de veículos, podemos encontrar motores bastante otimizados e preparados para transportar tudo o que precisas sem problemas. Hoje em dia, estes motores contam com tecnologias e mecânicas que lhes permitem ter um menor consumo em comparação com outros; têm-se reinventado e adaptam-se cada vez mais às necessidades de todos no mercado.
Chassis
Quando falamos do chassis de um veículo, referimo-nos a toda a estrutura onde o nosso carro está estabelecido. Por isso, este tem que cumprir certos parâmetros para permitir ao condutor uma melhor mobilidade e aerodinâmica. Na criação ou reestruturação de um chassis, existem aspectos fundamentais que devem ser considerados, como o peso e os materiais de construção. Nestes camiões de carga, devem permitir uma mobilidade que, sem problemas, permita transportar grandes quantidades de mercadorias sem que seja afetado ao levá-las de um lugar para outro. No que diz respeito aos seus materiais, hoje em dia existem tecnologias e ligas de metais para que o seu peso não seja afetado.
Sistema elétrico
Como em todo veículo automóvel, é indispensável um sistema elétrico que permita o correto funcionamento de toda a instrumentação e tecnologia que possa ser implementada num veículo. No caso dos camiões de carga, fornecem a maior segurança e tecnologia de monitorização que permite assegurar o correto funcionamento do motor. Estes veículos são compostos por um sistema elétrico onde a peça principal é o motor de arranque, a bateria e o alternador, sendo estas três peças responsáveis por permitir que o motor arranque, mantenha-se em funcionamento e forneça a energia necessária para toda a sua implementação tecnológica.
Sistema hidráulico
O sistema hidráulico dos camiões de carga é uma verdadeira peça de engenharia moderna, sendo responsável pela estabilidade do veículo ao transportar as grandes cargas a que são sujeitos dia após dia. Este sistema hidráulico é implementado apenas em certos tipos de camiões, como por exemplo nos camiões basculantes, onde este sistema é necessário para descarregar de forma rápida e simples materiais de construção extremamente pesados (como areia, cascalho, entulho, entre outros) que são transportados de um local para outro.
Travões
Os travões para um veículo, especialmente deste tipo, são o principal método de segurança para a condução. Por isso, é sempre necessário considerar o cumprimento dos parâmetros adequados para este sistema, sendo evidente que periodicamente devem ser inspecionados e mantidos para garantir a sua execução perfeita durante a viagem.
A pensar em adquirir um camião totalmente novo para atender às suas necessidades de negócio? Na Total Renting, dispomos de uma vasta variedade de camiones de renting sem necessidade de pagar o valor total do veículo. Os camiões são meios de transporte muito dispendiosos de manter, mas com a Total Renting, todos os custos de reparação, manutenção, seguro contra todos os riscos, assistência em viagem e mudança de pneus estão incluídos nas prestações mensais.
Se precisar de mais informações, contacte-nos!