Mudar uma roda de carro é uma habilidade fundamental que todo condutor deveria ter. Embora muitas pessoas prefiram chamar um serviço de assistência em estrada, saber trocar uma roda pode poupar tempo e permitir-nos continuar a viagem rapidamente em situações de emergência. Abaixo, explico passo a passo como mudar a roda do seu carro de forma segura e eficaz.
Primeiro, assegure-se de ter as ferramentas necessárias. Normalmente, deve ter à mão uma roda de reserva, um macaco hidráulico ou mecânico, uma chave de porcas e, opcionalmente, luvas de trabalho e uma lanterna caso se encontre em condições de pouca visibilidade.
Passos para mudar a roda de um carro
Pare o carro em um lugar seguro e ligue as luzes de emergência
Certifique-se de estacionar numa área segura, longe do tráfego e numa superfície plana. Puxe o travão de mão e assegure-se de que o carro está imobilizado.
Coloque os triângulos de segurança
Se estiver numa estrada ou rua, é fundamental que os outros condutores vejam que está parado. Coloque os triângulos de emergência a uma distância segura para sinalizar a sua presença.
Afrouxe as porcas da roda
Antes de levantar o carro com o macaco, use a chave para afrouxar ligeiramente as porcas da roda danificada. Isso facilitará a remoção uma vez que o carro esteja no ar.
Levante o carro com o macaco
Coloque o macaco no ponto de apoio adequado (isto varia conforme o modelo de carro) e comece a levantar o veículo até que a roda esteja completamente fora do solo.
Remova as porcas e retire a roda danificada
Termine de remover as porcas e, com cuidado, retire a roda afetada.
Coloque a roda de reserva
Alinhe os furos da roda de reserva com os parafusos e coloque as porcas manualmente para segurar a roda no lugar.
Aperte as porcas e abaixe o carro
Use a chave para apertar as porcas o suficiente antes de abaixar o carro com o macaco. Depois que o carro estiver no solo, aperte as porcas de forma firme e uniforme em padrão de estrela para garantir um aperto equilibrado.
Guarde as ferramentas e a roda danificada
Assegure-se de recolher tudo, incluindo a roda danificada, para não deixar nada no local.
Como retirar a roda de reserva?
Antes de trocar uma roda, é essencial saber onde está e como retirar a roda de reserva. A localização da roda varia conforme o modelo do carro. Em muitos veículos, a roda de reserva encontra-se no porta-malas, debaixo de um tapete ou num compartimento. Em alguns carros, especialmente em SUVs ou veículos todo-o-terreno, a roda de reserva pode estar montada na parte traseira do veículo ou debaixo do chassis.
Para retirar a roda de reserva, siga estes passos:
- Acesse o compartimento da roda de reserva. Se estiver no porta-malas, levante o tapete ou tampa que a cobre. Se estiver debaixo do chassis, consulte as instruções específicas do manual do carro, pois alguns modelos têm sistemas de liberação com parafusos ou fechos.
- Desaperte o sistema de fixação. A roda costuma estar presa com um parafuso ou uma porca que deve ser afrouxada para liberá-la.
- Retire a roda de reserva com cuidado. Tenha cuidado ao manuseá-la, especialmente se estiver na via pública. Assegure-se de que está em bom estado antes de instalá-la no carro.
Ter a roda de reserva acessível e em condições ótimas pode fazer a diferença numa emergência em estrada.
- Desgaste da banda de rodagem. A banda de rodagem deve ter uma profundidade mínima de 1.6 mm (em muitos países, essa é a medida legal), embora seja recomendado trocá-las quando chega aos 3 mm. Os pneus modernos têm indicadores de desgaste que permitem ver facilmente quando atingiram o limite.
- Fissuras ou deformações. Observe as rodas em busca de cortes, inchaços ou desgastes irregulares. Estas deformações podem indicar problemas na alinhamento, pressão ou suspensão e podem comprometer a segurança.
- Data de fabricação. Os pneus têm uma data de fabricação no lado, geralmente indicada por um código de quatro dígitos. Embora o desgaste dependa do uso, um pneu geralmente dura entre 5 e 10 anos. Se passou muito tempo desde a fabricação, é recomendável trocá-los, mesmo se não estiverem desgastados, pois a borracha perde propriedades com o tempo.
- Desgaste irregular. Se notar que uma parte do pneu está mais desgastada que outra, isso pode ser um sintoma de problemas de alinhamento ou balanceamento. Nestes casos, trocar as rodas e fazer um ajuste é importante para evitar problemas futuros.
- Perda frequente de pressão. Se precisar encher as rodas constantemente, isso pode ser um indicativo de desgaste ou pequenas perfurações. Verifique as rodas ou troque-as se a perda de ar for recorrente.
É proibido mudar a roda na via pública?
Mudar uma roda na via pública não é proibido na maioria dos casos, mas depende do local e das condições. Em áreas urbanas ou em ruas de menor circulação, mudar uma roda na via pública costuma ser permitido, desde que tome as medidas de segurança necessárias. É importante colocar os triângulos de emergência e as luzes de advertência para alertar outros condutores e minimizar os riscos.
No entanto, em vias de alta circulação ou onde a manobra possa resultar perigosa, pode ser preferível solicitar assistência em estrada. Em alguns países, existem normas que limitam a troca de rodas em determinadas áreas para proteger a segurança do condutor e dos restantes veículos em circulação. Antes de proceder, avalie as condições ao redor e assegure-se de não bloquear o trânsito ou pôr em perigo outros.
Se se encontrar numa situação em que não consegue trocar a roda de forma segura, o mais prudente é buscar ajuda profissional.
E… Na autoestrada?
Trocar uma roda na autoestrada é muito arriscado e, em muitos lugares, é proibido devido ao perigo que representa. A alta velocidade dos veículos faz com que parar e realizar esta tarefa seja extremamente perigoso, tanto para o condutor como para os demais utilizadores da via. Em caso de um furo na autoestrada, o ideal é parar numa zona segura; se possível, tente chegar a uma área de descanso ou a uma saída. Se isto não for possível, estacione o mais longe que conseguir da faixa direita, no acostamento.
É essencial ativar as luzes de emergência para avisar os outros condutores da sua situação e colocar os triângulos de segurança a uma distância adequada e num local visível. Nestas circunstâncias, é preferível chamar um serviço de assistência em estrada. A maioria das companhias de seguros oferece serviços de reboque ou assistência nesses casos, o que lhe permitirá resolver a situação de forma segura, sem se expor ao perigo. Esperar num local seguro é melhor do que tentar trocar a roda no meio do tráfego rápido, pois as consequências podem ser graves.