O renting de veículos é uma das melhores formas de se obter o carro desejado ao melhor e mais acessível preço, e até nos oferece a opção de o obter sem entrada. Além disso, inclui seguros que proporcionam um plus de tranquilidade ao conduzi-lo, bem como a manutenção do carro, o que torna o renting a melhor opção ao escolher um veículo. Se ocorrer um sinistro enquanto conduz o carro de renting, desde que tenha sido um condutor responsável, tudo correrá bem para si, uma vez que a maioria das empresas de renting,  incluem o seguro contra todos os riscos nos seus contratos, o que cobre danos próprios, danos por roubo e incêndio, danos por lesões, quebra de vidros, seguro de responsabilidade civil contratual com terceiros para cobrir potenciais lesões pessoais, bem como danos que possam ter sido causados num acidente onde o condutor do carro de renting tenha sido considerado culpado.

Ver todas as ofertas de renting disponiveis

O que acontece se eu tiver um acidente com um carro de renting?

Se ocorrer algum tipo de acidente com um carro de renting, dependendo do tipo de acidente e se foi causado pelo cliente do renting ou pela outra parte, o procedimento será diferente. Por exemplo, se o acidente ou colisão for causado por terceiros, os custos de reparação do veículo serão suportados pelo seguro do outro condutor; mas se o acidente ou colisão for causado pelo cliente do renting, a empresa será responsável pela reparação. Em qualquer caso, todos esses custos estão incluídos no pagamento acordado no contrato de renting pelo qual tens vindo a pagar, e não terás de pagar um montante extra, a menos que haja alguma penalização por acidentes estipulada no contrato. Em muitos casos, não há qualquer penalização, mas noutros pode haver um aumento até 10% na taxa do seguro, o que de qualquer forma não afetará o pagamento mensal já acordado no contrato de renting.

Os sinistros cobertos pelo serviço de renting

Os sinistros cobertos pelo serviço de renting podem variar dependendo da empresa com a qual o renting foi contratado, no entanto, o seguro geralmente contratado pelas empresas de renting é o denominado «contra todos os riscos», que inclui cobertura para os seguintes sinistros:

  • Danos próprios causados pelo condutor ou pelas suas ações.
  • Danos por roubo e incêndio, no caso de ocorrer um roubo ou o veículo ser parcial ou totalmente incendiado, o seguro cobrirá os danos causados pelo roubo ou incêndio, conforme aplicável.
  • Danos por lesões, o seguro também cobre as potenciais lesões que o cliente do renting possa sofrer no veículo em caso de acidente.
  • Quebra de vidros, a quebra de vidros pode ser causada por um roubo ou por outras situações adversas na estrada, como um protesto, entre outras. Em qualquer caso, a quebra de vidros também é coberta pelo seguro.
  • Responsabilidade civil, que cobre lesões pessoais e danos materiais que possam ser causados num acidente.

Os sinistros não cobertos pelo serviço de renting

Embora seja verdade que os seguros contra todos os riscos oferecidos pela maioria das empresas de renting em Espanha cubram uma grande quantidade de sinistros possíveis para proporcionar maior segurança e tranquilidade ao cliente do renting, existem situações em que alguns sinistros não são cobertos pelo serviço de renting. Para conhecê-los, bastaria ler o contrato de renting que estamos prestes a assinar e esclarecer todas as dúvidas que tenhamos sobre o assunto, uma vez que cada contrato é diferente, pois são adaptados às necessidades do cliente. No entanto, de forma geral, os sinistros cobertos pelo serviço de renting podem ser afetados se o causador do acidente for o cliente do renting devido ao consumo de bebidas alcoólicas ou substâncias ilegais.

O que acontece se ocorrer um sinistro total num carro de renting?

Apesar do elevado nível de tecnologia implementado nos carros de hoje em dia, direcionado para a segurança dos condutores destes veículos e dos restantes utilizadores das estradas, a probabilidade de um acidente de trânsito continua a ser uma realidade latente da qual não estamos isentos. Por isso, os carros de renting contam com apólices de seguro que nos proporcionam essa tranquilidade, tanto ao utilizador do renting como à empresa, de que os seus bens estão segurados e não teremos de pagar uma grande quantia de dinheiro por situações que fogem ao nosso controlo. No caso de ocorrer um sinistro total, o que significa que o veículo se encontra em condições muito graves devido a um acidente, seja por incêndio ou até mesmo roubo (perda total do veículo), o contrato de renting é automaticamente cancelado, e o utilizador perde o direito à indemnização do sinistro, bem como à posse de um veículo de substituição, tendo então de realizar um novo contrato de renting para obter outro carro.

Que tipo de reparações e avarias estão incluídas no renting?

O renting proporciona grandes facilidades para o cliente, uma delas que torna o renting uma opção muito mais atraente do que o leasing é que, com uma mensalidade fixa, estão incluídos o seguro, a manutenção e a reparação de avarias do veículo alugado. A empresa com a qual contratámos o renting encarregar-se-á das revisões mecânicas do carro, além da reparação de possíveis avarias que o mesmo possa ter, assim como das trocas de pneus acordadas por tempo e quilometragem. Além disso, o renting oferece serviços exclusivos onde desfrutarás de tempos de espera menores em oficinas parceiras, obterás marcações prévias, cartões de combustível a preços especiais e assistência na estrada 24 horas por dia.

Se desejar obter mais informações sobre todos os serviços que incluímos no Total Renting e sobre todos os danos que cobrimos, não hesite em contactar os nossos especialistas. Conheça toda a oferta de carros de renting que temos disponíveis no nosso site.[blocoParticularEmpresasAutonomosTotalRenting]

Postagens Relacionadas