Se você optou por um veículo através do método de financiamento Leasing e por algum motivo deseja cancelar antes do tempo do contrato, existem várias opções para fazê-lo, mas, como se trata de um Leasing, pode haver alguma penalização ou multa maior se não for uma cancelação antecipada. No entanto, o cliente do Leasing não poderá ser penalizado ou multado por cancelar o contrato se o motivo for a compra de um carro novo através da mesma entidade financeira com a qual o contrato de Leasing anterior foi firmado. Isso resultará em uma cobrança significativa por cancelamento antecipado, ou seja, se o usuário não puder concluir o pagamento do prazo acordado anteriormente, o arrendador notificará o bureau de crédito sobre a quantidade de pagamentos em atraso.

Ver todas as ofertas de renting disponiveis

Em que consiste o cancelamento antecipado do leasing?

Se precisar cancelar seu contrato de Leasing antes do tempo, podem ser incluídos preços adicionais por cancelamento antecipado. Alguns custos relacionados ao cancelamento antecipado do contrato do automóvel podem incluir taxas como excesso de quilometragem, taxas por desgaste do ativo, impostos não recolhidos e pagamentos pelo preço de preparação da venda. É recomendável verificar seu contrato de Leasing para que possa saber se nosso arrendador adiciona encargos por rescindir o contrato antes do tempo acordado no mesmo, ou se há cláusulas que impedem sair do contrato antes de ter transcorrido certo tempo desde o início do contrato.

Como fazer o cancelamento antecipado do leasing do carro?

É possível realizar o cancelamento antecipado do Leasing de várias maneiras; cada uma delas pode até nos ajudar a obter algum lucro extra, como entregar o carro alugado a um concessionário, para que ele possa pagar seu contrato de locação, incluindo também as taxas de cancelamento antecipado. Geralmente, é um processo bastante simples, onde também é possível obter uma certa quantia em dinheiro pelo veículo, conforme estipulado no contrato de Leasing. Outra maneira de cancelar antecipadamente o Leasing de um carro seria transferir o arrendamento (neste caso, um carro); esta opção nem sempre é possível, mas em muitos casos, o contrato nos permite transferir nosso arrendamento para outra pessoa, desde que ela cumpra os requisitos exigidos pelo arrendador.

Procedimentos para cancelar um Leasing

Cancelar um contrato de Leasing pode exigir a devolução do veículo; para cancelar nosso contrato de Leasing, devemos entrar em contato com nossa instituição bancária e fornecer o quilometragem exato do veículo, assim, o banco determinará o valor que deve ser pago por rescindir o contrato de forma antecipada, além de nos fornecer a conta bancária para onde o dinheiro deve ser transferido e o local para onde o veículo alugado deve ser entregue. Em seguida, é necessário preencher a documentação correspondente para a anulação do contrato, e o cliente pode solicitar que seja enviada por e-mail para agilizar os trâmites. Depois que a documentação for preenchida, o próximo passo será entrar em contato com o distribuidor do Leasing, para que ele seja responsável por gerenciar a devolução e marcar uma reunião tanto com o usuário quanto com o arrendador.

Documentos necessários para cancelar um Leasing

Para terminar o contrato de Leasing, o cliente deve comparecer à reunião marcada com toda a documentação necessária para concluir a cancelação do contrato. Durante a reunião com cada um dos distribuidores, será assinada uma série de documentos que devem estar disponíveis em várias cópias. O cliente pode levar uma cópia de cada documento para que possa guardá-los como comprovativos da anulação do Leasing, evitando assim qualquer inconveniente legal. Uma vez assinados todos os contratos e documentos, deve-se proceder ao pagamento da multa (ressaltando que o valor deve ser pago diretamente ao banco e não ao distribuidor).

Qual a penalização do cancelamento?

A penalização pela cancelação antecipada do contrato de Leasing pode variar dependendo da entidade financeira, além disso, existem situações em que a taxa ou multa pode aumentar devido a um excesso de quilometragem no veículo alugado, impostos não pagos ou taxas por desgaste do veículo. Mas como mencionado anteriormente, esta multa varia entre cada entidade financeira, a única maneira pela qual o cliente não será penalizado por uma cancelação antecipada do contrato de Leasing é se o motivo for a aquisição de um novo carro através da mesma entidade financeira com a qual o contrato de Leasing anterior foi assinado, além disso, o cliente terá a possibilidade de entregar o carro anterior como parte do pagamento acordado em um novo contrato de compra e venda.

Condições

É importante destacar que existem diferentes condições ao optar por um processo de cancelamento antecipado, tendo em conta aspectos como o estado do veículo, quilometragem, pagamento de impostos e também o histórico de crédito do cliente. Cada um dos aspectos mencionados anteriormente influencia diretamente na possível multa ou penalização que será estabelecida pela entidade financeira no momento de cancelar o Leasing. Uma das condições mais importantes e que devemos ter em mente ao decidir terminar o contrato é que o veículo deve ser devolvido à entidade financeira e cumprir com sua obrigação pagando o restante das amortizações acordadas no contrato, para que assim se possam evitar danos em seu crédito. Ou seja, o cliente deverá continuar pagando mensalmente as prestações de Leasing como se ainda estivesse utilizando o veículo. Por isso, uma das melhores opções para cancelar um Leasing antecipadamente seria transferir o contrato de arrendamento para outra pessoa ou vender o veículo a um concessionário, mas sempre avaliando as probabilidades e custos de forma a poder tomar a melhor opção e evitar perdas financeiras, se possível.

No caso do renting, poderá cancelar os seus carros antes do tempo e a penalização será muito mais económica do que no leasing. Se tiver dúvidas sobre as condições dos carros de renting, entre em contato com os especialistas da Total Renting.

Postagens Relacionadas