Os espelhos retrovisores são um componente fundamental de qualquer carro. Estes são espelhos que permitem visualizar o contexto externo ao conduzir o automóvel, sendo altamente necessários para uma condução segura e para evitar acidentes que possam afetar tanto o condutor como os outros. Sem os espelhos retrovisores, a condução seria arriscada, por isso, ter estes espelhos é muito importante, pois seria imprudente conduzir sem eles.

Ver todas as ofertas de renting disponiveis

Existem vários tipos de espelhos retrovisores que não apenas atendem à simples necessidade de visualização, mas também permitem distinguir diferentes ângulos do mundo exterior, incluindo a parte traseira do carro, e dependendo do veículo, podem variar em forma e tamanho. Além disso, os espelhos retrovisores continuam a desempenhar a mesma função, e embora o tempo tenha passado e as tecnologias tenham avançado, essa função tem permanecido, tornando a condução muito mais tranquila, segura e eficaz.

Como ter um espelho retrovisor é super importante, convidamos você a continuar lendo o próximo artigo, onde são apresentados os passos para colá-lo no carro de forma rápida e simples.

Passos para fixar o espelho retrovisor exterior do carro

Para qualquer condutor, é essencial que o seu automóvel tenha um espelho retrovisor exterior, que é uma peça fundamental para uma condução fiável e legal.

A maioria dos carros deve ter instalados dois espelhos retrovisores, embora muitos tenham três. Com o passar do tempo, estes podem desajustar-se, soltar-se e partir-se. Por isso, e devido ao seu papel vital (como descrito anteriormente), apresentam-se a seguir um conjunto de passos que devem ser seguidos para fixar o espelho retrovisor exterior do carro, uma vez que é necessário que esteja bem fixado ao automóvel.

Passo 1

O primeiro ponto a considerar é o tipo de cola a ser utilizado, no caso de querer fixar o espelho retrovisor. Esta cola deve ser adequada para a tarefa, não se pode usar qualquer uma, pois, caso contrário, o trabalho ficará mal feito, e sem dúvida o espelho voltará a cair, expondo a negligência profissional de quem realizou o trabalho.

Existem muitos tipos de colas; ao escolher, devemos focar em características como resistência a vibrações e mudanças climáticas. A cola deve ser um adesivo especial indicado para este fim. Normalmente, a cola vem com um ativador, que será complementar para um melhor desempenho.

Passo 2

É essencial que antes de utilizar a cola, a superfície onde esta será aplicada seja limpa. Isso pode ser feito com álcool e uma lâmina para raspar ligeiramente a parte específica do suporte do espelho retrovisor exposta à cola, ou seja, o suporte, porque neste local pode haver sujidade ou outros elementos acumulados, ou resíduos da cola anterior que dificultam o trabalho que se pretende realizar.

Passo 3

A cola vem com o ativador, que geralmente tem uma apresentação em forma de “folhas”, as quais é necessário medir e cortar no tamanho adequado à área do suporte do espelho. A cola é aplicada na superfície correspondente, depois o ativador é colocado e também é aplicada cola no ativador.

Passo 4

Por fim, continua-se a fixar o espelho retrovisor no local correspondente, mantendo-o pressionado contra essa superfície por um determinado período de tempo, geralmente indicado nas instruções do produto e podendo variar, podendo ser cinco minutos, quinze minutos ou mais, dependendo das instruções fornecidas. É uma questão de permitir que a cola seque conforme indicado.

Que tipo de fixação deve ser usada para fixar o espelho retrovisor exterior do carro?

No mercado, pode-se encontrar uma grande variedade de colas que podem ser usadas para fixar o espelho retrovisor exterior ao carro. Por isso, apresenta-se uma lista das melhores colas, levando em consideração quais apresentam as características indicadas e também quais são as mais vendidas.

  • Ceys: Este kit de cola para reparação de retrovisores é o mais vendido, de acordo com dados de vendas da Amazon. Inclui adesivo, rede e uma seringa. Cumpre com as características de atuação rápida, resistência a vibrações e impactos, e não é afetado por óleos, combustíveis ou solventes. Além disso, protege a peça contra deterioração, desgaste ou corrosão, e funciona como um selante contra os efeitos da humidade e sujidade.
  • Pattex Nural 25 ou Pattex Crocodile Epoxi: Esta cola é principalmente ultraforte e caracteriza-se pela sua ação rápida. É especialmente concebida para colar e reparar uma grande variedade de peças de automóveis (não apenas retrovisores); resiste a vibrações, adapta-se a qualquer superfície e materiais, tanto rígidos como flexíveis, e é de fácil utilização graças a uma seringa que facilita a sua aplicação.
  • Loctite 319: Esta cola é perfeita para a tarefa de colar espelhos retrovisores. Vem com um ativador 7649 e, após aplicar o ativador em ambas as superfícies a colar, deixa-se secar ao toque e, uma vez que isso acontece, aplica-se a cola e as duas partes são unidas, o que, após dois minutos, faz efeito, tendo em conta que é depois de 24 horas que adquire a sua resistência máxima. O mais impressionante desta cola é que resiste até 100 kg/cm2.

Como tem sido evidenciado, não se pode usar qualquer cola para fixar o espelho retrovisor ao carro, principalmente porque este espelho está localizado na parte exterior do automóvel, ficando exposto principalmente aos fatores climáticos variáveis, além de considerar a superfície em questão. Os espelhos retrovisores exteriores são um elemento indispensável em qualquer veículo, beneficiando e tornando a condução legal, permitindo que os condutores estejam mais conscientes do que está acontecendo ao seu redor, ajudando assim a evitar acidentes automobilísticos.

Sabia que com a Total Renting não terá que se preocupar com este tipo de reparos? Todos os custos estão incluídos nas prestações mensais. Todas as reparações, manutenções, assistência em estrada, seguro contra todos os riscos e mudança de pneus estão incluídos nas prestações mensais.

Reparar os espelhos retrovisores tem um custo muito económico que todas as pessoas podem suportar, mas existem algumas reparações que podem ser tão dispendiosas que nem todas as pessoas as podem suportar. Se precisar de mais informações, entre em contacto com o Total Renting, iremos atendê-lo sem qualquer compromisso.

Postagens Relacionadas