Seja porque quiseste poupar dinheiro ao comprar um carro usado, talvez tenha encontrado uma oferta muito atrativa ou simplesmente querias trocar de carro, acontece que depois de comprar o veículo, percebeste que ele está em mau estado e agora sentes que foste enganado. Depois disso, surgirão as perguntas: O que devo fazer? A quem devo recorrer? Devo denunciar? Não te preocupes, neste artigo daremos respostas a estas e outras perguntas caso tenhas sido enganado, e iremos orientar-te sobre como denunciar se te venderam um carro em mau estado. Recordemos que o recomendável sempre é comprar veículos usados numa revendedora, pois estas oferecem segurança e muitas mais garantias do que comprar de um particular, especialmente se não o conheces.

Ver todas as ofertas de renting disponiveis

Se adquiriste um veículo que foi prometido estar em excelentes condições e acabou por ser o oposto, a primeira pergunta que surge é: O que devo fazer? A resposta dependerá se compraste o veículo a um particular ou a uma empresa dedicada à compra e venda de carros. Se compraste o carro a um profissional, como uma concessionária, não precisas preocupar-te tanto com o que fazer, pois estas empresas costumam oferecer as maiores garantias e facilidades possíveis. Em todo caso, se se tratou de uma fraude ou situação semelhante, ao recorrer aos enquadramentos legais, não se aplicaria o código civil, mas sim a Defesa dos Consumidores e Utilizadores; o qual, aliás, oferece mais vantagens ao comprador. O mais recomendável é deixar este caso nas mãos de um advogado especializado se não for possível chegar a um acordo entre ambas as partes.

Denúncia por fraude na venda do seu carro

Quando é apropriado denunciar por fraude na venda do meu carro? Se já reclamou ao vendedor por algum defeito oculto que tenha descoberto que estava presente antes de concretizar a compra e o vendedor não quer assumir esse problema, deve saber o seguinte: se se trata de um estabelecimento de compra e venda, o vendedor tem a obrigação legal de oferecer uma garantia com prazo mínimo de um ano, assim como se surgir algum problema durante os primeiros seis meses, portanto, tem total direito de reclamar por esse defeito ou avarias no veículo. A situação muda quando se trata de uma pessoa particular, pois neste contexto pode perder o direito de reclamação por defeitos ou avarias caso tenha sido especificado no contrato com uma cláusula de renúncia explícita. Ainda assim, se conseguir comprovar que o vendedor tinha conhecimento desse defeito ou avaria existente no veículo e que foi ocultado, poderá continuar exigindo responsabilidades. Em todo caso, o melhor seria deixar o assunto nas mãos de um advogado especializado se não for possível chegar a um acordo direto com o vendedor.

As fraudes mais frequentes

Muitas pessoas são vítimas de fraudes ao adquirirem veículos usados todos os dias, pois ninguém está imune a isso. A compra e venda de veículos usados é um mercado imenso onde é possível encontrar verdadeiras ofertas de sonho, mas também é muito provável encontrar-se com pesadelos ao comprar um carro que infelizmente te venderam como quase novo ou em excelente condição, quando na realidade só te servirá como peso de papel após algumas semanas ou até mesmo pode ter fraudes no IVA, entre outras coisas. Por este motivo, a seguir mencionaremos as fraudes mais frequentes ao comprar um veículo usado.

  • Quilometragem adulterada, além dos anos desde a primeira matrícula, outro dos fatores mais importantes que atribuem valor ao veículo é a quilometragem, pois esta indica o possível desgaste do carro e a probabilidade de ter ou poder ter alguma avaria grave.
  • Se o vendedor não é o proprietário do veículo, o ideal é nunca pagar o carro a alguém que não seja o titular, uma vez que os carros podem ter sido roubados, podem ser veículos de aluguer, estar penhorados ou comprados a prestações.
  • Fraudes no IVA, sempre que comprarmos um carro, deve ser-nos entregue uma fatura onde conste o imposto sobre o valor acrescentado, desta forma certificamos que o imposto do veículo foi pago, pois se não houver prova de pagamento do IVA, podemos ter problemas.

Fraudes de Quilometragem de Carros

Pode-se dizer que o golpe do odómetro é um dos mais antigos e famosos, pois a quilometragem é um dos indicadores mais importantes do veículo, que também afeta significativamente o seu valor. A quilometragem é um ponto crucial a considerar sempre que se quer comprar um carro usado, pois pode indicar o possível desgaste do motor e de outras peças do veículo.

Fraudes de Carros pela Internet

A internet, sem dúvida, nos trouxe muitas coisas boas, mas, assim como as boas, também as más; e uma delas é abordada neste artigo. As fraudes de carros pela internet são uma das mais frequentes. Na Espanha, mais carros usados são comercializados do que novos, o que indica um grande mercado e fluxo de dinheiro do qual pessoas mal-intencionadas têm se aproveitado e até mesmo criado grupos organizados dedicados exclusivamente a realizar fraudes pela internet, publicando anúncios clonados de veículos que estão realmente à venda e, assim, atraindo suas vítimas para pagar antecipadamente uma pequena quantia e depois desaparecer com o dinheiro.

Fraudes em carros de segunda mão

Por mais tentador que seja o preço de um carro usado e a excelente condição estética do veículo à primeira vista, devemos lembrar que nem sempre tudo o que reluz é ouro. Devemos certificar-nos com especialistas e garantir que o veículo esteja internamente em condições ótimas, que a sua quilometragem não tenha sido alterada, que tenha registro de inspeção anterior (ITV), pagamento do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) em dia, entre outros, e desta forma evitar problemas futuros.

Com a Total Renting, não terás qualquer problema, porque connosco só pagarás pelos quilometros que utilize e pelos anos que precisares. Além disso, todos os gastos estão incluídos e as parcelas são fixas. Ainda não conheces o nosso catálogo renting? Se precisar de mais informações, não hesite em contactar a nossa equipa de especialistas.

Postagens Relacionadas