O renting económico é um contrato de aluguer. Este contrato é para bens móveis e é geralmente feito por mais de um ano. Uma característica do renting é que mensalmente deve ser pago um montante fixo acordado no contrato. Também pode ser de forma trimestral ou anual.
Ver todas as ofertas de renting disponiveisO Renting e o Leasing são dois tipos de contratos comumente utilizados para adquirir bens, como veículos, por exemplo.
O Renting é um contrato de aluguer onde se paga uma quantia fixa mensalmente para usar o veículo, sem a necessidade de fazer um investimento inicial. Este tipo de contrato é frequentemente usado por particulares, trabalhadores independentes e empresas. O renting oferece benefícios adicionais, como serviços incluídos e manutenção, a preços competitivos.
Por outro lado, o Leasing é um contrato de arrendamento regulado por lei, onde os riscos e benefícios associados à propriedade são transferidos para o locatário. Este contrato é normalmente formalizado por uma entidade de crédito e inclui uma opção de compra no final do contrato. Isso significa que, após o término do contrato, o veículo pode ser adquirido pelo locatário, embora esta opção não seja obrigatória.
Em ambos os tipos de transações, há o fornecedor do bem, como um veículo, e o locatário, que se compromete a pagar uma prestação mensal. Esta prestação é composta pelo preço de amortização do valor nominal, o custo do financiamento e os impostos.
Diferenças entre leasing e renting
As parcelas pagas no contrato de renting são totalmente dedutíveis, pois influenciam na atividade para a qual o bem alugado é utilizado.
Em relação ao leasing, para que haja uma dedução fiscal, deve ser estabelecida uma diferença entre as parcelas referentes à amortização do bem, os juros acordados e o IVA, em comparação com a parcela paga para a compra do bem. Apenas o IVA e a amortização do capital são dedutíveis, com um limite para a dedução de acordo com tabelas oficiais.
Diferença entre Renting e Leasing para carros
No renting e no leasing para carros, existem diferenças quanto ao significado de cada procedimento.
Duração dos contratos: Os contratos de leasing têm uma duração mínima de dois anos, durante os quais não podem ser cancelados. Após este período, o contrato pode ser revogado.
O renting, por outro lado, é um pouco mais flexível. Normalmente, os contratos têm uma duração de 1 a 5 anos. O tipo de renting pode ser fixo ou flexível, dependendo das empresas que oferecem este serviço.
Estipulações nos contratos: No leasing, o veículo deve ser garantido para uma atividade profissional do cliente que contrata este serviço, sendo, por isso, contratado por empresas ou profissionais independentes.
No renting, o veículo pode estar disponível para qualquer pessoa jurídica ou física, incluindo particulares.
Parcelas: A parcela mensal do leasing inclui a amortização do custo do veículo e os impostos, além do financiamento. O cliente fica responsável por pagar os custos gerados pela manutenção do carro.
Além disso, em alguns casos, o contrato pode estipular a obrigação do cliente de contratar um seguro para o veículo. No renting, por outro lado, a parcela é fixa durante toda a duração do contrato, a menos que haja um ajuste na cobertura do renting.
Neste tipo de serviço, o contrato especifica que na parcela paga está incluído o seguro, a manutenção, os impostos, a matrícula, entre outras coisas. Ou seja, oferece um serviço completo.
As principais diferenças entre o renting e o leasing para a compra de um carro são as seguintes:
Com um contrato de renting, por ser um contrato de arrendamento, o veículo não é considerado um ativo da empresa ou do particular, influenciando assim a dedução do imposto de renda.
Com o renting, evitam-se todos os encargos relacionados com os juros de financiamento e a inflação da moeda durante o período de arrendamento, o que acontece com o leasing.
Ao escolher entre uma das duas opções, é importante ter claro para que o veículo será utilizado e quais são as necessidades relacionadas. Com base nisso, pode-se determinar qual das duas alternativas é mais vantajosa.
Diferenças fiscais entre Leasing e Renting
Quando se contratam os serviços de renting ou leasing, existem vantagens fiscais que podem beneficiar-te. No caso do renting:
- A parte correspondente ao IVA pode ser deduzida na declaração do imposto. Isso será feito de forma proporcional ao uso do veículo durante a atividade económica.
- É possível deduzir 100% da prestação, seja no imposto sobre as sociedades ou no IRS. Pode ser permitida uma dedução mínima como IVA.
- Para deduzir 100%, é necessário comprovar que o veículo é exclusivamente destinado à atividade económica.
Quanto ao leasing:
- As prestações também podem ser deduzidas no imposto sobre as sociedades ou no IRS.
Com o renting e o leasing, particulares e empresas podem obter benefícios e vantagens fiscais.
Do ponto de vista contabilístico, as prestações de renting são consideradas um gasto e são registadas na conta de resultados, o que significa que o bem não faz parte do ativo do balanço e as prestações pendentes não têm efeito no passivo.
No que diz respeito à fiscalidade: 100% do pagamento da prestação pode ser deduzido, tanto no IRS como no imposto sobre as sociedades; o IVA correspondente também pode ser objeto de dedução na declaração do imposto.
Para que haja uma dedução de 100% do IVA, é necessário provar que o bem é utilizado estritamente para uma atividade económica.
Quanto à contabilidade e fiscalidade do leasing:
As prestações podem ser deduzidas no IRS ou no imposto sobre as sociedades.
É contabilizada como uma compra porque se considera que a compra será realizada uma vez terminado o contrato, refletindo-se na contabilidade da seguinte forma: o valor do bem é colocado no ativo e a dívida a curto e longo prazo é colocada no passivo.
Também deve ser considerada a variação da prestação devido aos ajustes dos juros que devem ser pagos pelo financiamento.
Diferença entre Leasing e Renting na contabilidade
Leasing:
É considerado que a opção de compra será feita quando o contrato terminar. Neste caso, é contabilizado como se fosse uma compra e venda. O serviço de leasing é contabilizado nos ativos do negócio do utilizador.
Renting:
A prestação pode sofrer pequenas alterações de acordo com ajustes de juros ou aumento do seguro. É registado na conta de resultados, visto como uma despesa contabilística.
Vantagens e desvantagens do Renting e Leasing
As vantagens do renting são que é um aluguer bastante flexível em grande medida. É uma despesa fixa que pode organizar as finanças, além de ajudar na atividade económica.
Além disso, existem muitos serviços de renting que oferecem benefícios e bons preços. Além disso, o veículo é gerido e mantido pela empresa de renting. A maior desvantagem poderia ser que, se desejar um carro próprio no final do contrato, não poderá obtê-lo, pois é apenas um aluguer.
Quanto ao leasing, é menos flexível do que o renting, além de não cobrir todas as despesas e serviços oferecidos pelo renting. O interessante é que, ao finalizar o contrato, pode ter a opção de ficar com o veículo usado durante o período de arrendamento ou substituí-lo.
A desvantagem do leasing é que deve arcar com todas as despesas associadas à manutenção de um carro como se fosse seu. O único serviço incluído no leasing é o financiamento económico.
Leasing e renting são opções financeiras muito semelhantes, mas com algumas diferenças. Ambas têm como objetivo o aluguer a longo prazo de um bem, que geralmente pode ser um imóvel, um veículo ou equipamentos tecnológicos.
O leasing é um produto financeiro composto por um contrato de arrendamento a longo prazo com opção de compra para o uso de equipamentos, mobiliário, veículos, imóveis ou maquinaria, pagando prestações fixas por um período determinado. O Renting é um aluguer a longo prazo, geralmente de um veículo, que a pessoa pode utilizar de acordo com um contrato e pagando prestações fixas.
Diferenças entre contrato de renting e leasing
Quando o contrato de leasing termina, o titular pode optar por comprar o veículo pagando o valor residual estabelecido no contrato, solicitar uma extensão ou prorrogação do contrato com novas parcelas ou trocar o veículo e estabelecer um novo contrato.
No caso do renting, pode-se estender ou renovar o contrato mantendo as mesmas condições, devolver o carro e fazer um novo contrato.
Diferenças entre leasing e renting
- O pagamento das parcelas não inclui impostos, manutenção ou reparos do bem.
- O pagamento das parcelas inclui: manutenção, instalação, reparação e impostos.
- O contrato de leasing tem uma duração mínima de 24 meses.
- Os contratos podem ter uma duração entre 12 e 60 meses.
- Não é possível fazer nenhuma alteração ao bem financiado, permanecerá sempre o mesmo.
- Permite uma constante renovação tecnológica.