O conjunto mecânico ou operativo dentro de um carro é um dos melhores inventos desenvolvidos pelo ser humano, porque um carro é de grande utilidade na realização das diferentes tarefas do dia a dia de qualquer pessoa particular, autónoma ou empresa, já que podemos encontrar no amplo mercado automóvel veículos para qualquer tipo de fim. Na atualidade, podemos encontrar diferentes características que definem e segmentam um carro em particular, destacando-se entre estas o tipo de motorização que possui, podendo ser a gasolina, diesel, híbrido ou elétrico. Nesse sentido, os carros elétricos são o vislumbre mais próximo da nova era da condução, pois é uma motorização passiva mas eficiente. O seu principal ponto forte é a redução dos gases poluentes, já que o seu motor não depende da expulsão desses gases; no entanto, para as demais motorizações que apresentam uma combustão interna, é necessário ter um tubo de escape para a sua operacionalidade, pois é o complemento perfeito para evitar que os gases se acumulem no motor e reduzam a sua eficiência ao conduzir; no entanto, como está em constante uso e em cenários algo exigentes, não escapa de apresentar danos ou falhas, causando um impacto negativo no uso do carro, mostrando também a saída de fumo negro do mesmo. Tendo mencionado este assunto, a seguir, poderá saber por que sai fumo negro do seu tubo de escape, quais são as razões e como resolver este problema irritante.

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Motivos pelos quais sai fumo negro do tubo de escape do seu carro

Como mencionado anteriormente, o bom desempenho da função do tubo de escape pode complementar de forma evidente o uso e autonomia de um veículo, pelo que conduzir com este avariado pode ser algo irritante, já que nem ao condutor nem aos outros condutores ou transeuntes agrada observar um irritante fumo negro. As razões podem ser várias, mas todas em geral estão relacionadas com o facto de, sendo uma peça indispensável ao conduzir, esta se deteriorar ou obstruir devido ao uso constante e às condições do seu trabalho. A seguir, detalharemos algumas das razões mais comuns que refletem a diminuição da eficiência do tubo de escape.

Excesso de combustível

Isso ocorre quando, no momento da combustão, a quantidade de ar que entra no cilindro da câmara de combustão não é suficiente para explodir, o que faz com que queime sem cumprir a sua função. Isso resulta na expulsão de fumo negro pelo tubo de escape, causando uma perda considerável de gasolina. É importante destacar que esta é uma das razões mais comuns pelas quais o tubo de escape produz fumo negro, pois a força e a pressão exercidas por estes mecanismos de forma incorreta sobrecarregam o motor.

Mistura de combustível inadequada

Os motores a gasolina precisam de uma quantidade específica de ar e gasolina para a câmara de combustão interna funcionar corretamente e o veículo arrancar. No entanto, em situações em que uma grande quantidade de combustível é injetada e não há oxigénio suficiente, isso é conhecido como mistura rica de combustível, o que resultará numa série de falhas em cada um dos componentes do motor, refletindo-se diretamente no fumo negro que sai do tubo de escape.

Filtro de ar sujo

O filtro de ar tem como função evitar que sujidade, detritos e contaminantes da estrada entrem em contacto com o motor, além de fornecer o ar adequado para a câmara de combustão. Quando o fluxo de ar que deve passar para a câmara de combustão é obstruído, o desempenho é reduzido, o que pode causar ruídos anormais no motor, além de poder provocar vibrações excessivas, resultando na falta de ar suficiente para a mistura de combustível. Além disso, o desempenho do motor será reduzido, refletindo-se na aceleração do veículo, pois será mais difícil realizar o processo. Por último, devido ao combustível não queimado, resultará em fumo cinzento ou negro.

Filtro de ar danificado

Devido à grande quantidade de contaminantes que esta peça deve filtrar, e se a isto acrescentarmos uma falta de manutenção, pode fazer com que o desempenho do motor seja reduzido e até mesmo que o filtro seja danificado completamente. O filtro de ar é um dos elementos de maior importância entre os componentes que constituem o veículo no seu interior, uma vez que regula o ar necessário para a câmara de combustão funcionar o motor. Como mencionado anteriormente, existem diferentes problemas causados pela falta de manutenção regular nos filtros de ar, que vão desde um consumo excessivo de gasolina até à emissão de fumo negro pelo tubo de escape.

Tubo de escape em mau estado

O tubo de escape é responsável por expelir todos os gases produzidos pela combustão, sendo assim uma peça fundamental para o funcionamento do motor. Este está sujeito a altas temperaturas ao longo da sua vida útil, o que pode causar fissuras nas suas paredes, além de emitir ruídos fortes ao acelerar. Não se limitando a isso, o desempenho do motor também será afetado devido ao tubo de escape estar danificado, permitindo a passagem de uma grande quantidade de oxigénio para a câmara de combustão, o que causará uma irregularidade no processo, resultando num maior consumo de combustível. Além disso, é responsável por expulsar todo o combustível mal pulverizado da câmara de combustão.

Como reparar o tubo de escape?

Como mencionamos ao longo deste artigo, existem uma grande variedade de problemas causados por diferentes componentes que afetam diretamente o tubo de escape, por isso não é surpreendente que este possa apresentar problemas. Para reparar o tubo de escape, basta ter as ferramentas e precauções de segurança adequadas, o que pode ajudar a poupar uma grande quantidade de dinheiro. Primeiro, deverá avaliar o dano que a tubagem possa ter examinando diretamente a área que rodeia o tubo que necessita de reparação. Por exemplo, quando se trata de buracos, existem diferentes opções para a sua reparação, desde massas de reparação de gases de escape até kits completos de escape que incluem cimento (no caso de o silenciador apresentar falhas). Por outro lado, se for necessário reparar a secção do tubo de escape com um calibrador de nónio, deverá medir o comprimento e as proporções da área danificada no tubo a ser reparado. É importante destacar que o utilizador também tem a opção de levar o seu veículo à sua oficina de confiança, permitindo que um técnico especializado realize a reparação.

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