Atualmente, são muitas as marcas fabricantes de automóveis presentes no mercado, por isso é que podemos observar uma grande variedade de modelos de veículos que vão desde os mais simples, confortáveis e familiares até aos mais detalhados, de alta gama, desportivos e superdesportivos; isto facilita que qualquer pessoa possa encontrar o veículo que melhor se adapte às suas necessidades de transporte, exigências e gostos. Entre as empresas dedicadas ao mundo automobilístico, uma das mais populares e com uma grande trajetória é a Toyota. Da mesma forma, existe uma marca conhecida como a Lexus, e embora possa parecer surpreendente, esta pertence à Toyota. Sim, Lexus é da Toyota! Embora pareça algo estranho, a marca japonesa Lexus é da também japonesa Toyota. Já de seguida, fique a saber tudo sobre o assunto.

Ver todas as ofertas de renting disponiveis

Sabias que a Lexus é da Toyota?

Muitos até este momento desconheciam que a marca Lexus é da Toyota, mas a realidade é que sim. A Toyota posicionou-se como uma das marcas mais importantes, tornando-se, em 2019, o segundo maior fabricante mundial de automóveis (em termos de produção), apenas atrás do Grupo Volkswagen. Por outro lado, a Lexus também é uma marca japonesa fabricante de veículos criada pela Toyota em 1989. Ao contrário da sua empresa-mãe, a Lexus foi criada com um foco na fabricação de veículos de luxo e alta gama, com o propósito de competir nos Estados Unidos e a nível mundial com marcas como Audi, BMW, Mercedes-Benz e Cadillac. Assim, como já ficou evidenciado, a Lexus é efectivamente da Toyota e o seu sucesso tem sido exponencial, algo que não é surpreendente, dado que a sua empresa fundadora está entre as melhores posicionadas no mercado automóvel.

Partilham o mesmo fabricante?

De facto, a Lexus é uma marca da grande empresa fabricante de veículos Toyota, e embora seja a empresa-mãe da Lexus, os seus veículos não partilham o mesmo fabricante. Para que possa ser compreendido de uma melhor forma, explicaremos a seguir. Os modelos de veículos da Lexus concentram-se exclusivamente na gama de carros elegantes, de alta gama e versões de luxo do seu primo corporativo Toyota. Isto, por sua vez, pode soar um pouco confuso, mas a verdade é que a Toyota e a Lexus tecnicamente não são o mesmo fabricante, apesar de partilharem tecnologia e plataformas; a Lexus mantém uma equipa especializada encarregada tanto do design interior e exterior dos seus carros, bem como das suas motorizações e fabricação de cada um dos seus novos veículos, pelo que cada marca é um fabricante distinto, apesar de fazerem parte da mesma família.

Lexus e Toyota partilham a mesma plataforma

Muito frequentemente, entre as marcas fabricantes de veículos, é publicamente conhecido que certos modelos de veículos partilham plataforma, apesar de serem fabricados por empresas diferentes. Um exemplo claro disso são os veículos da Lexus e da Toyota, que partilham plataforma. Para compreender melhor o que isso significa, devemos entender o que é uma plataforma e por que pode ser partilhada entre empresas. Na indústria automóvel, uma plataforma de um automóvel refere-se a um conjunto de elementos comuns de design, engenharia e esforços de produção, bem como elementos principais que se adaptam a uma grande variedade de modelos, diferentes tipos de veículos e marcas diversas, que, mesmo que não notemos, estão relacionadas entre si. Esta é uma forma de partilhar tecnologia entre empresas, o que permite criar novos e impactantes modelos de veículos que, de outra forma, levariam muitos mais anos a serem introduzidos no mercado.

Têm em comum os componentes.

Lexus e Toyota partilham a mesma tecnologia de plataforma em diferentes veículos, por isso é que podemos encontrar um grande conjunto de componentes de modelos Toyota em modelos Lexus. Isso deve-se ao facto de na indústria automóvel, partilhar plataformas entre marcas ajudar significativamente a reduzir os preços associados à produção dos diferentes componentes que compõem a estrutura dos mesmos. Como mencionado anteriormente, a Lexus foi criada com a ideia ou a intenção principal de produzir versões de alta gama dos veículos já existentes da empresa Toyota. Desta forma, e sob este conceito, é totalmente compreensível que se possam apreciar um ou outro componente semelhante entre os diferentes modelos apresentados por essas marcas.

Qual é melhor, Lexus ou Toyota?

Gosto não se discutem!. Cada pessoa pode ter uma percepção diferente em relação a questões da vida e também em relação aos designs, motorizações e implementações tecnológicas entre Lexus e Toyota. Mas, no fim, embora a Lexus seja uma marca criada pela Toyota e partilhem certos elementos, cada uma delas possui características distintas que as diferenciam e as tornam únicas. Ao analisar as características distintivas de cada uma, poderíamos dizer que ambas têm vantagens extraordinárias. Se falarmos de Lexus, poderíamos mencionar que uma das suas maiores características é a produção de carros híbridos, veículos impulsionados por energias alternativas, o que é amigo do ambiente. Além disso, os designs de cada um dos seus modelos de veículos são altamente luxuosos, o que tem ajudado a marca a posicionar-se como uma das mais atraentes, importantes e procuradas, tanto no Japão como internacionalmente. Por outro lado, a Toyota, a empresa-mãe da Lexus, é uma empresa que possui muitos anos de história e experiência de qualidade, que consegue plasmar perfeitamente em cada novo modelo de veículo que apresenta ao mercado ano após ano. A Toyota tem uma grande trajetória e muitos modelos de veículos focados em satisfazer as diferentes necessidades de transporte de todos os tipos de utilizadores ao redor do mundo. Graças à variedade de modelos que oferece, a Toyota tem-se posicionado como uma empresa altamente influente na atualidade e exemplo para muitas outras. Em conclusão, quando se trata de carros híbridos, supercarros, os mais luxuosos e de alta gama, a Lexus será a opção recomendada. Se se trata de conforto, versatilidade e confiança, a marca recomendada é a Toyota. Sem discriminar nenhuma das duas. Mas no final, cada pessoa, de acordo com as suas necessidades, orçamento e gostos, decidirá qual é a melhor para si.
<

Quando nasceu a Lexus? E a Toyota?

Lexus é uma marca japonesa que nasceu em 1989 e foi criada por Eiji Toyoda, sobrinho do fundador da Toyota. Inicialmente, esta marca vendia os seus automóveis sob a égide da Toyota no mercado japonês, concebendo versões luxuosas de modelos já existentes dessa empresa, mas isso mudou ao longo do tempo. 56 anos antes, em 1933, nascia a Toyota, como uma ideia de mudança de rumo ou uma versão diferente de uma empresa já existente chamada Toyoda Automatic Loom. Kiichiro Toyoda, filho do fundador Sakichi Toyoda, foi encarregado de liderar este projeto. Toyota e Lexus, duas marcas japonesas conhecidas, respeitadas e populares hoje em dia, conseguiram deixar uma marca na indústria automóvel. Ambas, desde o início, experimentaram um crescimento incrível devido à sua inovação, esforço e desempenho.

A Lexus é a marca de luxo da Toyota

A Lexus é a marca de luxo da Toyota. Esta oferece, sem dúvida, uma qualidade superior e vantagens exclusivas em comparação com outras. Está ao nível de grandes marcas conhecidas como Mercedes-Benz, BMW e Audi.

A Lexus soube manter-se em constante evolução e melhoria em todos os aspectos, posicionando-se no mercado como uma das melhores marcas de automóveis de alta gama. Inovação é uma constante, não apenas nos seus designs interiores e exteriores, mas também nas inúmeras funcionalidades oferecidas pelos seus veículos aos utilizadores que os adquirem, apostando principalmente nas novas tecnologias híbridas.

A Lexus promete modelos elegantes, espetaculares e com excelentes funcionalidades que se adequam a uma grande variedade de personalidades, imprimindo as suas próprias características distintivas sem se prender a um padrão criado por outras marcas do mesmo estilo. Lexus está colocada no topo com toda a razão entre as marcas mais luxuosas, de alta gama, confiáveis, diferenciadas e excelentes em praticamente todos os sentidos. Sem dúvida, uma marca que conseguiu a fórmula não apenas para entrar no mercado, mas também para se manter mais do que relevante até agora.

Postagens Relacionadas