Todos aqueles que possuem ou já tiveram um veículo (seja próprio ou alugado) em algum momento já ouviram falar sobre a corrente de distribuição ou talvez sobre a correia de distribuição do motor, embora tenham nomes semelhantes e desempenhem as mesmas funções, não devemos confundi-los. As correntes de distribuição são responsáveis por transmitir tanto a força mecânica quanto o movimento gerado pelo motor para outros componentes do veículo, além de sincronizar o motor com o eixo de manivela, alternador e árvores de cames, garantindo assim que o nosso carro ligue de forma satisfatória e funcione de forma ótima e sem esforço. É importante destacar que uma má sincronização causada pela corrente de distribuição ou pela correia de distribuição pode resultar em avarias graves no motor do nosso veículo e em altas faturas de reparação. A esta altura, poderás estar a perguntar-te: Qual é a diferença entre a corrente e a correia de distribuição se desempenham a mesma função? Sim, desempenham a mesma função, a única diferença é que a corrente é feita de metal e a correia é feita de borracha e outros materiais sintéticos que a tornam muito resistente.
Ver todas as ofertas de renting disponiveisQual é a corrente de distribuição de um Audi?
As correntes de distribuição nos veículos têm sido utilizadas muito antes das correias de distribuição, e foram concebidas para nunca serem substituídas, mas isso não significa que estejam isentas de falhas. A corrente de distribuição de um Audi, como mencionado anteriormente, é responsável por transmitir o movimento e a força mecânica gerada no motor para outros componentes do nosso veículo Audi. Para saber se o nosso carro possui uma corrente de distribuição metálica ou uma correia de distribuição de materiais sintéticos, basta dar uma olhada no nosso motor e observar se a tampa que as cobre é feita de plástico ou metal. Se for de plástico, pode ser uma correia de material sintético, e se estiver coberta com componentes metálicos, será uma corrente. No entanto, por precaução, é sempre recomendável ler o manual do nosso veículo para confirmar esta informação.
Qual é melhor, a corrente ou a correia de distribuição?
Tanto as correntes de distribuição como as correias têm os seus pontos positivos e negativos, por isso dizer que uma é melhor que a outra depende realmente do utilizador e com qual se sente mais confortável, seguro e satisfeito. As correntes de distribuição (como foi mencionado anteriormente) são projetadas para durar toda a vida útil do nosso carro Audi, por isso, em situações extremamente raras, deverão ser substituídas. No entanto, devem ser verificadas periodicamente para garantir que tudo esteja a funcionar corretamente. As desvantagens deste tipo de distribuição são que são muito ruidosas, ocupam muito mais espaço (do que as correias de material sintético) e o seu maior ponto negativo é que geram muito mais perda por atrito, o que resulta em um alto consumo e aumenta as emissões poluentes. As correias de distribuição de material sintético são o oposto, menos ruidosas, ocupam menos espaço, não geram atrito por serem fabricadas com material sintético, o que lhes permite ajustar-se perfeitamente às engrenagens, mas o seu maior ponto negativo é o desgaste contínuo que sofrem com o passar do tempo, por isso, é recomendável substituí-las entre os 80.000 km e 120.000 km percorridos, dependendo do fabricante, enquanto as correntes de distribuição raramente precisam de ser ajustadas ou substituídas a cada 250.000 km.
Conheça os modelos com correia de distribuição
A multinacional alemã fabricante de veículos de alta gama Audi tem uma vasta gama de modelos de veículos que possuem motores com correia de distribuição, assim como com corrente de distribuição, tudo isso para satisfazer as necessidades e preferências de cada um dos seus clientes. A seguir, serão detalhados os modelos da Audi que possuem correia de distribuição, para aqueles que preferem um sistema de distribuição menos ruidoso, mais eficiente e sem perda de potência.
Audi Q3
Este veículo, o Audi Q3, é um SUV de dimensões compactas que faz parte do segmento C da Audi, e conta com motores de distribuição tanto por corrente como por correia, sendo estes os modelos que pode obter com correia de distribuição (fabricada com materiais sintéticos altamente resistentes).
Motores Diesel
- Q3 SUV DFTB 2.0 TDI 136 CV (2011 – 2018)
- Q3 SUV CFFB 2.0 TDI 140 CV (2011 – 2018)
- Q3 SUV DFTA 2.0 TDI 150 CV (2014 – 2018)
- Q3 SUV DFTC 2.0 TDI 120 CV (2015 – 2018)
Motores Gasolina
- Q3 SUV CZDB 1.4 TFSI 125 CV (2016 – 2018)
- Q3 SUV CHPB 1.4 TSI 150 CV (2013 – 2018)
- Q3 SUV CWLA 1.4 TFSi Flex 150 CV (2016)
Audi Q4
Há algo que não foi esclarecido anteriormente em relação às correias e correntes de distribuição, mas vamos fazê-lo agora com este modelo de veículo, o Audi Q4 E-tron, que é um carro totalmente elétrico. Ao contrário dos seus antecessores com motores de combustão, não requer corrente de distribuição nem correia de distribuição, pois é totalmente elétrico. Assim, as suas mecânicas e funcionamento são realizados de forma totalmente diferente dos veículos de combustão tradicionais que conhecemos. Menos uma preocupação com os veículos elétricos.
Preço da manutenção da corrente e da correia de distribuição
Assim como qualquer componente do nosso veículo, chega um momento em que a sua vida útil está nos seus últimos dias, o que causa falhas que afetam a experiência de condução à qual estávamos habituados, pelo que a solução passa por levá-lo à oficina para resolver essas avarias. Embora seja raro que as correntes de distribuição precisem de ser substituídas (pois a sua vida útil ultrapassa os 200.000 km), pode acontecer que, por precaução, a melhor opção seja substituí-las. Se nos encontrarmos nesta situação, devemos estar cientes de que é um trabalho árduo e que deve ser realizado numa oficina especializada, por isso o preço pode variar entre 350 € e 1.400 €, dependendo da oficina, do modelo do veículo e da localidade em que nos encontramos. Ao contrário da corrente de distribuição, quando a correia de distribuição precisa ser substituída (entre os 80.000 e 120.000 km) por precaução, o preço é muito mais baixo, pois é muito mais fácil substituí-la (teoricamente).
No Total Renting, não terá de se preocupar com este tipo de despesas, pois todas as reparações e manutenções estão incluídas nas prestações mensais. Conhece toda a nossa oferta de renting da Audi e se tiver alguma dúvida, não hesite em contactar a nossa equipa de especialistas, que fornecerá todas as informações que precisa sem qualquer compromisso e, além disso, oferecerá aconselhamento 100% personalizado. Ligue-nos!