Todo condutor habilidoso já passou ou está a passar por um processo de aprendizagem em áreas ou aulas de condução, tudo isto para que a resolução da sua aprendizagem lhe ofereça a ele pessoalmente, aos outros condutores e aos futuros passageiros a segurança de que todos necessitam ao circular. Dentro deste mundo dos automóveis e da condução, conhecemos hoje em dia a famosa e importante L ou V-13, que indica que és um aprendiz em termos de condução e, se já tens a tua carta de condução, é obrigatório que a tenhas colocada no vidro traseiro do teu carro, especificamente do lado esquerdo e por um período de 1 ano. Seja qual for o modelo do veículo, descapotável, coupé, sedan ou até mesmo uma motocicleta, o importante é que, se és principiante na condução, sempre coloques a L na parte traseira da tua unidade veicular onde possa ser completamente visível para os outros condutores que circulam na via.

Ver todas as ofertas de renting disponiveis

Explicamos onde se coloca o «L» num carro

Sendo um sinal de obrigatoriedade estrita, deve estar num local onde seja visível para os outros condutores, já que é de grande importância que estes o possam ver e ser alertados sobre o que significa o seu uso. Por isso, precisa estar num local de fácil visualização e, geralmente, recomenda-se que este sinal de condutor novato seja colocado na parte traseira do veículo, exatamente do lado esquerdo. Dependendo das preferências do utilizador, muitos tendem a utilizar vidros escurecidos, por isso a DGT estabelece que, como é fundamental a sua fácil e rápida visualização, este deve ser colocado na mesma área, mas no exterior.

Norma de colocação

Todos os condutores que circulam nas vias do território espanhol devem ter cumprido, durante o seu primeiro ano de condução, com a implementação do sinal V-13, também conhecido como «L», no seu veículo. A implementação deste sinal deve ser utilizada por todos os condutores novatos, ou seja, aqueles que obtêm a sua licença de condução pela primeira vez. A correta implementação deste sinal obrigatório estabelecido por lei deve ser cumprida rigorosamente; o sinal deve ser colocado na parte traseira do veículo, do lado esquerdo, num local completamente visível para os outros condutores, exceto para motocicletas, veículos de 3 rodas e para pessoas com mobilidade reduzida, nos quais basta que a sinalização seja colocada na parte traseira num local completamente visível.

Durante quanto tempo se deve utilizar o «L» num carro?

Como mencionado anteriormente, o sinal «L» no veículo deve ser exibido por um período de 1 ano, durante o qual o condutor poderá adquirir mais conhecimento e habilidade na condução. É recomendável que o utilizador cumpra com este pedido de utilização, uma vez que, se porventura exceder este prazo, poderá receber uma multa pecuniária que pode chegar a cerca de 100 € e 3 pontos de penalização, ou ser sancionado. Por outro lado, é importante destacar que a utilização não pode ser interrompida; se o condutor tiver a sua licença retirada, todo o tempo em que estiver sem carta de condução não será contado como tempo de experiência, sendo necessário exibir o sinal pelo tempo restante, ou seja, até completar o ano completo.

Onde obter o «L» em caso de deterioração?

A sinalização «L» ou V-13 para condutores novatos mantém uma aparência e dimensões que devem ser globais, regidas pelo padrão oficial estabelecido pela DGT. No entanto, esta pode sofrer alguma quebra ou desgaste que impeça a sua visualização. Nesse caso, para adquirir novamente uma destas, pode comprá-la em diversos sites, onde o seu custo é geralmente cerca de 7 €. Por outro lado, algumas lojas ou empresas fornecem esta sinalização para maior comodidade dos seus clientes, por isso convidamos a investigar sobre o assunto, pois sob nenhuma circunstância deve violar esta norma.

Normativa dos condutores com «L» num carro

Quando os condutores estão em fase de aprendizagem e possuem a sinalização V-13, também conhecida como «L» de «Learning», devem cumprir certas normativas que os ajudarão a manter-se seguros e a ganhar confiança na estrada. Este processo de aprendizagem requer tempo, dedicação e prática para se tornar um condutor habitual, com muita experiência. As normativas que os condutores devem cumprir estão expressas na Lei de Segurança Rodoviária, bem como no Regulamento Geral de Circulação, e incluem todas as matérias teóricas e práticas aprendidas durante a frequência da escola de condução. Como os condutores novatos são todos aqueles com menos de um ano de experiência ao volante, devem cumprir certas regras que se ajustam à sua condição, as quais enumeraremos a seguir:

Nível de álcool ao conduzir: Os condutores novatos têm um limite de 0,15 miligramas por litro de ar expirado, ou seja, 0,30 gramas de álcool no sangue. Pontos na carta de condução: Ao possuírem menos de 1 ano de experiência ao volante, os condutores novatos têm apenas 8 pontos na sua carta de condução, pelo que, ao completarem 2 anos sem cometer qualquer infração, a sua pontuação aumentará para 12 pontos. Sinalização V-13 ou «L»: Durante o primeiro ano após obterem a sua primeira carta de condução, devem implementar a sinalização V-13 ou «L», que indica que o condutor do veículo é um novo condutor. Limites de Velocidade: Desde 2011, é permitido que os condutores novatos circulem à mesma velocidade que os outros veículos, desde que coloquem a sinalização V-13 na parte traseira do seu veículo, num local completamente visível.

Postagens Relacionadas