Entre os carros que adquirimos, de acordo com o tipo de caixa de velocidades que possuem, estão os automáticos e os manuais; estes diferenciam-se em grande e pequena escala, principalmente porque o segundo tem uma alavanca para mudar manualmente de velocidades e um pedal de embraiagem que ajudam a executar determinada função, enquanto o primeiro não precisa disso, pois faz a mudança automaticamente. A embraiagem é uma peça fundamental na transmissão e, devido ao seu uso constante, pode sofrer desgaste e, dependendo do modo de utilização, necessitar de substituição após um certo tempo; é assim que este componente inclui outros, como o cilindro do embraiagem. Detectar os sintomas ou falhas que podem estar a ocorrer é fundamental para levar o nosso carro à oficina e evitar danos maiores e graves. Por isso, em caso de avaria, é melhor estar preparado para o que isso implica, pelo que este artigo é exatamente sobre isso.
Ver todas as ofertas de renting disponiveisExplicamos-lhe porque é que se danifica a bomba da embraiagem
A embraiagem é uma peça que sofre muito desgaste devido ao seu uso constante, aliado ao facto de que muitas vezes os hábitos de condução não favorecem a sua vida útil. Um componente da embraiagem que pode sofrer uma avaria é o cilindro, que é responsável por acoplar ou desacoplar o disco da embraiagem. Este componente também possui um vedante hermético que, se danificado, costuma causar uma avaria bastante comum nos veículos. Qualquer falha no cilindro da embraiagem traduz-se geralmente como uma avaria de tipo hidráulico.
Falha no sistema hidráulico
Um desgaste ou dano no cilindro da embraiagem pode dever-se a uma falha no sistema hidráulico, onde antigamente se utilizava um cabo de aço, que é o que partilha o líquido presente no circuito hidráulico dos travões. É de salientar que, para a função do cilindro, este possui um vedante hermético que é responsável por evitar que o líquido escape do circuito. Neste sentido, se este componente se danificar, o líquido pode escapar do circuito e é precisamente aqui que ocorre a avaria, que na realidade é uma das mais comuns. Com tudo isto, começará a notar que o pedal da embraiagem está muito suave ou apresenta um comportamento estranho, como por exemplo, não conseguir recuperar o seu percurso e ficar a meio caminho.
O que acontece se a embraiagem se estraga em movimento?
Quando a embraiagem se estraga com o carro em movimento, o pedal da mesma ficará no fundo, preso, o que retira ao condutor a capacidade de retomar o controlo sobre a caixa de velocidades, o que significa que o carro estará a mover-se na velocidade em que estava engrenada, a menos que opte por tentar parar com o travão ou desligar definitivamente o carro, mas ambas as ações podem acabar por ser prejudiciais para o sistema, causando danos piores ou até mesmo uma exposição desnecessária a um incidente. Além disso, é importante ter em conta que, mesmo se a embraiagem se romper, o carro ainda pode continuar a circular, em movimento, pelo que será necessário tomar certas medidas para gerir e controlar a situação da forma mais eficiente possível.
Pode-se circular com a embraiagem estragada?
A resposta simples é sim. Sim, é possível circular com a embraiagem estragada, mas seria uma ação irresponsável e perigosa tanto para o condutor como para o próprio carro e outros que estejam na estrada. Recomenda-se chamar um reboque para recolher e levar o veículo à oficina para resolver a avaria apresentada. Dito isto, considerando a possibilidade de circular com a embraiagem partida, para o conseguir será necessário começar a marcha com o veículo a ser empurrado ou numa inclinação e proceder à inserção das mudanças sem acionar a embraiagem. No entanto, mesmo que seja feito corretamente, isso causará danos na caixa de velocidades e na transmissão, por isso não é de todo recomendável fazê-lo.
Sinais de que a sua embraiagem está em mau estado ou estragada
A embraiagem é uma peça essencial que precisa de ser cuidada. Quando esta está em mau estado ou partida, imediatamente mostrará certos sinais de forma clara e precisa, pelo que é importante estar atento para os detetar a tempo e evitar agravar a situação com avarias maiores ou situações de risco. Quando a embraiagem está em mau estado, vai notar que ao usá-la, as rotações aumentam, mas o carro não avança com força suficiente; este é um efeito conhecido como patinagem da embraiagem. Além disso, ao soltar o pedal da embraiagem, podem surgir ruídos fortes que antes não se ouviam.
Pedal rígido
Se o pedal da embraiagem estiver muito rígido, é um claro sinal de que algo não está bem. Ao pressioná-lo, requer mais esforço do que antes e podem ser ouvidos ruídos ou sons semelhantes a lixa que não estavam presentes antes, e a mudança de velocidade demora mais tempo. Quando pressiona o pedal, deve voltar à posição inicial, mas quando está rígido, demora a fazê-lo e há até o risco de ficar encravado a meio.
Pedal solto
Se o pedal da embraiagem estiver solto, ou seja, muito frouxo, definitivamente a mudança de velocidade estará em perigo. A função da embraiagem é precisamente segurar ou ajustar o disco para que a mudança de marcha ocorra, mas quando o pedal está solto, perde-se o apoio, o que impede a realização da mudança de marcha.
Preço para reparar a bomba da embraiagem danificada
Tendo em conta os sinais que nos alertam se a embraiagem está em mau estado ou avariada, será necessário levar o veículo o mais rápido possível à oficina. Normalmente, um kit de embraiagem costuma oscilar entre 150 e 200 euros, sendo apenas referência, já que este valor está sujeito a alterações dependendo da caixa de velocidades e da facilidade ou dificuldade de desmontagem, o que pode fazer com que o preço varie entre cerca de 600 e 1.000 euros. Obviamente, há outros fatores que podem intervir, como a gravidade da falha em si, a oficina que se frequenta, entre outros.