Todo utilizador pertencente ao mercado automóvel atual que possui algum carro, tem a crença de que quanto mais cavalos de potência o seu veículo tiver, melhor será. No entanto, se acabares por possuir esse carro e perceberes que as tuas necessidades ou as dos teus passageiros não são cobertas por tudo o que ele oferece, irás constatar que o seu atrativo diminuirá consideravelmente à medida que o conduzes. A potência ideal é realmente aquela que, através de uma aceleração suficiente, te proporciona uma condução fluida e segura em várias situações e circunstâncias; é importante destacar que a perceção de um carro potente ficará a cargo do utilizador, neste caso, o condutor. Ao escolheres o carro ideal para ti, deves ter em conta diversos aspetos ou factores, que te proporcionarão uma condução eficaz.

Ver todas as ofertas de renting disponiveis

Dicas para escolher a potência ideal de um carro.

Existem diferentes fatores que deves ter em mente a todo o momento ao decidir adquirir um veículo que tenha uma potência ideal, garantindo a resposta imediata que necessitas às tuas exigências. Sempre que se considerem fatores como:

  • Potência de reserva:

Embora não seja necessário possuir um carro com grandes performances de potência, muitos especialistas em automóveis têm referido que o mais recomendável é que o teu veículo apresente uma dose extra de potência para a utilizar como reserva, de modo a que a possas utilizar quando for necessário, por exemplo, ao ultrapassar outro veículo, numa subida ou para viajar com carga.

  • Potência equilibrada:

Normalmente, todos os veículos na atualidade apresentam um motor atraente, relacionado de forma equilibrada com a potência. O mais recomendável é consultar um profissional no assunto, de modo a que este te assegure que o veículo que estás prestes a adquirir tem uma boa relação entre as prestações, como consumo, travagem, mudanças, aceleração, entre outros.

Qual é a potência ideal de um carro?

Como mencionado anteriormente, a potência ideal dependerá do utilizador. Ter conhecimento sobre o assunto ajudar-te-á a escolher o carro adequado para ti, pois precisarás daquele que te ofereça um desempenho adequado tanto dentro como fora da estrada. A potência ideal relaciona-se com as exigências desse utilizador, pelo que variará realmente através de diferentes factores. Apresentaremos então as potências mínimas recomendadas para cada tipo de veículo, de modo a fornecer-te uma base sólida para a tua decisão.

Carro grande

No mercado atual, há muito poucos veículos grandes que apresentam potências baixas, pouco recomendáveis para o seu volume e peso. Geralmente, aqueles que adquirem veículos de grandes dimensões como estes procuram prestações correspondentes ao investimento feito. No entanto, existem certos modelos consideravelmente grandes e pesados que estão fora do alcance dos veículos de gama alta ou topo de gama, os quais apresentam uma potência baixa em comparação com o necessário. Certamente, alguns pickups e SUVs básicos se enquadram nesta categoria. Recomendamos optar por um veículo que disponha de um motor Diesel com binário a baixas rotações e com uma potência máxima de 125 CV, pois isso será suficiente para as tarefas mais comuns.

Carro pequeno

Tendo em conta que na variedade dentro do mercado automóvel não só se incluem os amplamente conhecidos utilitários do segmento B, mas também os SUVs pequenos e alguns monovolumes, é recomendável, nesta categoria, adquirir um veículo a gasolina sem turbo com um motor próximo dos 100 CV e, se for com turbo, um mínimo de 80 CV, de modo a compensar a menor potência em altas rotações. No caso de ser a diesel, desde os 75 a 80 CV.

Carro compacto

Quanto a veículos novos com carroçaria compacta, devemos descartar aqueles com motores a gasolina antigos sem turbo de 1.6 e 2.0 litros, pois para esta série de carros, os mais recomendados são aqueles com turbo. Além de serem os motores mais recentes, são muito mais eficientes e potentes. Portanto, a potência mínima recomendada seria de pelo menos 100 CV, mas para ter uma reserva neste caso, caso necessário, é melhor se tiver 125 ou 130 CV. Se tiver um motor a diesel, deve ter uma potência mínima de 100 CV.

Carro urbano

Se o veículo que estás prestes a adquirir é um carro pertencente à categoria de veículos citadinos do segmento A, que geralmente apresenta dimensões inferiores a 3,6 metros de comprimento. Para este caso, é mais recomendável que tenha um motor a gasolina, uma vez que é adequado para viagens longas; e é provável que não seja utilizado para percorrer muitos quilómetros semanalmente devido ao possível desconforto que possa causar, além disso, graças ao seu tamanho e leveza, a sua aerodinâmica permitirá resolver as necessidades do dia a dia sem qualquer gasto excessivo de combustível. Nesta série de veículos, os mais procurados são aqueles com motores de 3 cilindros a gasolina, pois estes proporcionam um binário acessível a baixas rotações, mantendo assim uma velocidade constante em todos os pontos da viagem. Para um veículo de uso citadino, é mais recomendável que tenha um motor atual em comparação com os disponíveis no mercado, com 3 cilindros sem turbo e uma potência mínima de 60 CV, embora se tiver uma potência ligeiramente superior garantirá não só uma pequena reserva, mas também um melhor desempenho entre acelerações.

Na Total Renting, temos uma equipa de especialistas que lhe oferecerão um aconselhamento personalizado e ajudá-lo-ão a escolher o carro que melhor se adapta às suas necessidades e preferências. Dispomos de um vasto catálogo de veículos com potências impressionantes. Se precisar de mais informações, não hesite em contactar os nossos especialistas; eles irão aconselhá-lo sem qualquer compromisso.

Postagens Relacionadas