Os carros a diesel possuem um sistema de funcionamento com características e peças específicas, como é o caso dos aquecedores, também conhecidos como velas de pré-aquecimento. Estes elementos são essenciais para conseguir colocar o veículo em funcionamento, especialmente se se tratar de um veículo já com alguns anos. Os aquecedores são peças muito simples, mas altamente necessárias, pois são responsáveis por pré-aquecer a câmara de combustão do motor. Por isso, é crucial cuidar do bom estado deles para evitar futuras e graves avarias. As velas de pré-aquecimento podem sofrer desgaste ou até mesmo partir devido ao uso constante do carro, sendo necessário identificar quando é necessário substituí-las. Por isso, preparámos o seguinte artigo, que convidamos a ler para que possa ficar a par de tudo o que é relevante a este respeito.
Ver todas as ofertas de renting disponiveis
Ao motor custa mais a arrancar
Quando um ou vários aquecedores estão danificados ou partidos, o motor terá muito mais dificuldade em arrancar. Quando se tenta arrancar um carro a diesel, é importante estar atento à luz indicadora dos aquecedores e garantir que esta se apaga. Se isso não acontecer, é um claro sinal de que existe um problema ou avaria, o que significa que o motor demorará a arrancar e poderá enfrentar uma situação forçada e difícil. Mesmo se a temperatura exterior estiver muito baixa, o motor pode nem sequer ligar. Se, por acaso, o motor arrancar, é possível que o arranque seja lento devido a uma combustão inadequada, resultando na emissão de cheiros fortes e fumos brancos e cinzentos. Tudo indica claramente que não só o arranque será desconfortável, mas também que alguns componentes mecânicos estarão sujeitos a um desgaste excessivo.
Sentirá solavancos
A brusquidão associada à falha do motor devido a aquecedores partidos é muito evidente. Todos os problemas mencionados anteriormente estão associados a solavancos bastante fortes e inesperados, que também ocorrem enquanto o carro está em movimento.
Como verificar o estado dos aquecedores?
Verificar o estado dos aquecedores não é de todo uma tarefa complicada, desde que tenha algum conhecimento básico, claro, isso é relativamente simples. A primeira e mais fácil maneira de verificar se os aquecedores estão a funcionar corretamente é prestar atenção no momento da partida; se o veículo demora a arrancar ou se ouve solavancos quando já está em movimento, provavelmente há algum problema com eles, também se nota que o motor não está a funcionar corretamente. Outra forma de realizar a verificação adequada é verificar o escape e a luz indicadora. Obviamente, estas são formas de fazer uma avaliação breve e superficial, porque se for necessária uma avaliação mais profunda e precisa, terá que proceder-se ao desmonte.
Como detetar falhas nos aquecedores?
O primeiro é que o carro está equipado com algo chamado indicador, que é uma pequena luz localizada no painel de instrumentos que corresponde aos aquecedores. Ele acende quando os aquecedores são ativados, mas se não se apaga, é sinal de que algo está errado. Além disso, os sintomas que acompanham falhas nos aquecedores são: fumo branco ou cinzento na partida, dificuldades na partida ou bateria descarregada, o motor começará a funcionar de forma pesada e desigual, presença de odores fortes na partida, entre outros. A observação e atenção a todos esses sinais permitem detetar falhas nos aquecedores de forma simples, pois são sinais claros e evidentes, não é possível que passem despercebidos, a menos que não esteja atento a eles.
Por que é que avariam?
Como foi mencionado ao longo deste artigo, os aquecedores são elementos-chave no funcionamento de um carro a gasóleo; eles avariam porque estão diretamente envolvidos no arranque do carro principalmente, o que significa que o seu uso é contínuo, e isso pode levar a avarias. Além disso, o uso incorreto de outros componentes que interferem no funcionamento do motor pode resultar no afeto aos aquecedores. Entre as avarias que podem ser consideradas estão o desgaste de válvulas, pistões e anéis, um ajuste inadequado, excesso de corrente e aquecimento prolongado, fuga de óleo na câmara de combustão, etc.
Os aquecedores são um componente que simplesmente não pode ser deixado danificado, por isso, se apresentarem alguma avaria, será absolutamente necessário substituí-los o mais rápido possível para poder circular novamente. As visitas à oficina para reparar um ou mais aquecedores do carro implicam na sua substituição, o que, naturalmente, envolve um custo que, embora não seja excessivo, varia dependendo da gravidade e do avanço do problema, assim como da região e da oficina a que se recorre. De qualquer forma, ao detectar falhas nos aquecedores, não se pode simplesmente decidir não repará-los, pois isso significaria o fim da circulação do veículo. Mesmo que o carro pudesse ligar, seria irresponsável e arriscado tanto para o condutor quanto para o veículo e para os que estão ao redor, e, da mesma forma, o motor acabaria parando definitivamente em algum momento.