As marcas da indústria automóvel fabricam diariamente uma grande variedade de modelos de veículos, os quais são disponibilizados ao público em diferentes concessionários ao redor do mundo. Mas afinal, o que é exatamente um concessionário de automóveis? Um concessionário de automóveis é uma empresa ou estabelecimento comercial onde os veículos estão expostos e à venda, podendo ser de um único fabricante ou de vários. Além da venda de veículos, esses estabelecimentos também oferecem serviços como revisões de falhas, reparação e manutenção, bem como a venda de peças e acessórios. Podem também oferecer serviços adicionais, como aconselhamento e gestão de trâmites relacionados a garantias, seguros e matrículas.

Como é evidente, os concessionários desempenham um papel fundamental na comercialização de veículos, mas muitas vezes surgem problemas devido à entrega de produtos defeituosos, sendo necessário realizar uma reclamação. Convidamo-lo a continuar a ler este artigo para aprender a maneira correta de fazer uma reclamação num concessionário.

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Conselhos antes de reclamar a um concessionário de automóveis

Se algum utilizador que tenha adquirido um carro, quer seja através de compra ou aluguer, não estiver satisfeito com o trabalho ou serviço recebido no concessionário, pode apresentar uma reclamação. Se o concessionário vendeu um veículo defeituoso ou se encarregou da reparação de uma falha, mas não o fez de forma correta, então o utilizador pode apresentar uma reclamação por isso. Existem maneiras específicas, adequadas e legais de o fazer, por isso, a seguir, daremos a conhecer alguns conselhos e dicas a ter em conta ao decidir apresentar uma reclamação ao concessionário.

Leve o carro à oficina antes do problema

Se suspeitar de algum defeito no veículo, é importante levá-lo imediatamente à oficina para que a situação seja analisada por um especialista e não fique apenas como uma suposição. Esta medida evitará mal-entendidos.

Faça fotos e vídeos, se possível

Se suspeitar de algum defeito no veículo, é importante levá-lo imediatamente à oficina para que a situação seja analisada por um especialista e não fique apenas como uma suposição. Esta medida evitará mal-entendidos.

Se o concessionário não o ouvir? Recorre à marca

Se, depois de fazer a reclamação ao concessionário, este não te ouvir, podes recorrer à marca. Na maioria dos casos, o concessionário deveria responsabilizar-se por reparar qualquer falha no carro que obviamente não seja responsabilidade do utilizador. No entanto, existem ocasiões em que este não está interessado em fazê-lo, e é aí que podes decidir recorrer e apresentar a reclamação diretamente à marca.

Ao avançar com a reclamação à marca, esta certamente tomará medidas para investigar a situação. Além disso, se for identificado algum defeito no veículo, isso representará uma solução imediata, mas também pode resultar em consequências legais para o concessionário, pois ele está em violação do contrato estabelecido com a marca, por negligência na garantia de satisfação e qualidade, entregando um produto com defeitos ao cliente.

Como fazer uma reclamação ao concessionário?

O primeiro ponto a ter em consideração é que, mesmo que haja erros ou irregularidades no automóvel, não se deve adotar uma atitude desrespeitosa em relação ao concessionário. É importante recordar que nem sempre a entrega de um produto com algum defeito é feita de forma maliciosa ou prejudicial, mas sim que somos humanos e os erros fazem parte do nosso quotidiano. Por outro lado, ao fazer a reclamação ao concessionário, manter a cabeça fria é essencial para evitar comportamentos inadequados que possam ser utilizados contra si em caso de um processo judicial.

Neste sentido, é muito importante garantir que não existam erros ou mal-entendidos ao fazer a reclamação ao concessionário e, em seguida, prosseguir com a solicitação dos formulários de reclamação. A Organização de Consumidores e Utilizadores (OCU) fornece orientações sobre como fazer uma reclamação:

  • Solicitar o formulário de reclamação: O concessionário tem a obrigação de fornecer gratuitamente e sem objeções. Se recusarem ou alegarem que não têm os formulários, será necessário chamar a polícia para registrar a situação. Este procedimento também pode ser realizado online e, nesse caso, o formulário pode ser descarregado.
  • Preencher o formulário de reclamação: É necessário expor de forma clara e precisa a natureza da reclamação, além do que se está a exigir e a data. O formulário é composto por três folhas: uma para o concessionário, outra para a Administração e outra para o consumidor. Depois de preenchido, deve-se assinar e entregar a cópia correspondente ao concessionário.

Depois de solicitar e preencher o formulário de reclamação, é necessário dirigir-se a um balcão do consumidor local ou da comunidade autónoma para entregar uma cópia desse formulário. Além disso, deve-se entregar documentação relevante que sirva como prova da reclamação, tendo em conta que apenas cópias, e não originais, devem ser entregues.

Até este ponto, esses passos deveriam ser suficientes: a reclamação é formalizada através do formulário de reclamação, entregue tanto ao concessionário como ao balcão do consumidor, e este último trata do assunto. No entanto, se tudo isso não resultar, podemos recorrer à Arbitragem de Consumo ou tomar medidas judiciais.

Como efetuar a reclamação à marca?

Para realizar a reclamação à marca, pode aceder ao website e procurar por uma morada de contacto, serviço de apoio ao cliente, como por exemplo um e-mail ou número de telefone, e apresentar a reclamação por esses meios.

Deve ter em mente que este processo pode ser demorado e talvez tenha que repetir várias vezes este procedimento para que possam intervir, mas o recomendável é continuar tentando e manter sempre a mesma atitude: enérgica, com esperança e pronta para propor soluções.

Fazer uma reclamação será, na maioria dos casos, uma situação desconfortável e com certa resistência, mas se for justo, devemos fazê-lo, tendo em mente que ter razão não nos dá permissão para sermos desrespeitosos.

Na Total Renting, ajudamos com todas as reclamações e incidentes. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipa de especialistas.

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