Como saber a marca e o modelo de um carro através da matrícula?
Cada carro ou veículo deve ter uma matrícula, pois é um trâmite altamente necessário para que qualquer automóvel possa circular legal e legitimamente no território. Trata-se de uma formalidade administrativa que concede permissão para circular na via pública e, ao mesmo tempo, registra dados específicos tanto do veículo como do proprietário; portanto, é um procedimento importante a ter em conta.
Como mencionado anteriormente, a matrícula regista informações relevantes codificadas através de uma série alfanumérica, ou seja, a matrícula é um “código” composto por letras e números (na maioria dos casos) e, ao ser inserido no sistema, reflete tudo o que as autoridades precisam saber sobre as características do carro, como marca, modelo, tipo de combustível, e em nome de quem o carro está registado, entre outros detalhes. A seguir, explicamos tudo o que precisa saber sobre a matrícula e o modelo do seu carro.
Como saber a marca e o modelo do carro pela matrícula?
Se quiser saber como identificar a marca e o modelo do carro pela matrícula, é possível fazê-lo. A matrícula de um carro fornece diretamente a marca e o modelo do veículo. Pode utilizar serviços online ou aplicações móveis especializadas que te permitem inserir a matrícula e obter informações sobre a marca, modelo e características básicas do automóvel registado.
Como saber o modelo exato do meu carro pela matrícula?
Para poder saber o modelo exato do seu carro pela matrícula, tudo o que tem de fazer é aceder à página do IMT, introduzir a matrícula e obter o documento do veículo. Com a matrícula, podem conhecer tanto a informação do titular como do carro e todo o historial pertinente; entre os dados oferecidos está o modelo do carro. Para poder aceder a este tipo de relatório, é preciso saber quem oferece isto é a IMT, Instituto da Mobilidade e dos Transportes. Este relatório pode ser pedido por qualquer pessoa, dado que esta é uma entidade pública, qualquer um pode solicitar essa informação sempre e quando se trate de uma petição legítima e com um porquê sustentado e firme. Um ponto importante é que, para realizar a solicitação do informe, o único que se necessita, neste caso, é proporcionar a matrícula correta do veículo, e também realizar um pagamento da taxa emitida pela DGT para obter a informação; além disso, é muito recomendável fazê-lo no momento de adquirir um veículo, pois poderão obter todo o historial e dados necessários sobre esse veículo.
Como saber o modelo exato do meu carro?
“Qual é o modelo do meu carro pela matrícula?” Se quiser saber o modelo exato do seu carro, tem várias opções:
- Consultar a ficha técnica.
- Perguntar no IMT.
- Descarregar o relatório da DGT.
Tipo de veículo pela matrícula
Se quiser saber o tipo de veículo pela matrícula, é possível. Se aceder à página do IMT encontrará uma secção de relatório de veículos. Muitas pessoas utilizam este relatório, sobretudo quando estão a comprar um veículo para evitar fraudes. O inconveniente deste relatório é que tem um custo.
Características do carro por matrícula
Depois de descarregar o relatório da IMT e saber a marca e modelo pela matrícula, pode aceder à ficha técnica desse veículo para conhecer todas as características do carro em questão.
Pista: Atente as letras da matrícula
Como já explicado anteriormente, as placas de matrícula possuem uma série alfanumérica. Na realidade, esses números e letras não têm um significado concreto, mas cada veículo possui uma organização única que o distingue dos restantes, caracterizando-o. Além disso, como se trata de uma identificação do veículo, é necessário que possua duas placas que reflitam essa sequência de números e letras, tanto na parte da frente como na parte traseira; Essas placas também incluem uma faixa azul com estrelas e a letra E na parte inferior, que simboliza a União Europeia.
Outros métodos para verificar a marca e modelo do carro
Além da matrícula para verificar a marca e modelo de um veículo, existem também outros métodos funcionais que podem fornecer a mesma informação. Tanto a matrícula como o que mencionamos aqui em baixo são documentos formais, legítimos e legais, que identificam cada veículo e conferem-lhe uma permissão, uma autoridade, uma base legal para circular dentro do território na via pública. Caso não possua estes documentos, o proprietário do automóvel pode ser multado e até mesmo encarcerado, dependendo da gravidade da sua infração. A seguir, explicamos os diferentes métodos ou documentos para ter acesso a estas informações.
Documento Único Automóvel
O Documento Único Automóvel, é um documento técnico que armazena informações relevantes sobre o veículo, incluindo, é claro, a marca e o modelo do mesmo. É uma implementação que guarda os dados de forma eletrónica, facilitando o processo de armazenamento.
Carta de conducao
O documento de registo de veículo é um documento emitido para todos os veículos matriculados pelo DGT (Direção Geral de Trânsito), fornecendo uma grande quantidade de informações relevantes, como a marca, modelo do veículo e titularidade. Este é um documento obrigatório que deve ser transportado no carro juntamente com o cartão da inspeção técnica de veículos.
O número do chassi
O número de chassis pode ser descrito como um código único dos veículos a motor, que reflete informações sobre os mesmos. Os dados que podem ser obtidos são bastante específicos, como o continente e país de fabricação, fabricante, componentes, montadora, número de série e, obviamente, inclui o tipo de veículo e modelo, entre outros dados. Este código, que pode ser encontrado em qualquer modelo e marca de veículos atualmente, conta com 17 caracteres alfanuméricos e é o método que oferece mais informações detalhadas em relação aos carros que o possuem, pois os fabricantes são responsáveis por implementar esse código em uma área interna e visível para que tanto o proprietário do veículo quanto as autoridades possam ter acesso a todas as informações necessárias.
Conhece a Total Renting? Somos uma empresa de aluguer de carros totalmente novos a médio e longo prazo. A grande vantagem de conduzir um carro com a Total Renting é que não terá que pagar nem a totalidade do veículo nem a entrada do mesmo. Além disso, todos os gastos de reparação, manutenção, assistência em estrada, mudança de pneus, seguro contra todos os riscos e muitos outros serviços são incluídos nas mensalidades. Se tiver alguma dúvida ou questão, contacte a nossa equipa de assessores especializados para lhe ajudarem com tudo o que precisar para encontrar o carro ideal. Ligue-nos!