Tendo em conta que o carro pode movimentar-se graças ao sistema de engrenagens, podemos considerar que se estas falharem, o carro também o fará. É importante cuidar deste sistema que faz parte da mecânica do motor. Manter o sistema de engrenagens pode parecer algo complexo, mas na verdade não o é; basta fornecer óleo ao motor para que este o distribua corretamente nas peças móveis, ajudando-as a movimentar-se corretamente sem qualquer fricção.
Ver todas as ofertas de renting disponiveis
Como se lê a vareta de óleo do carro?
Esta vareta está presente em todos os carros com motores de combustão interna (gasolina, diesel ou híbridos), pois estes requerem óleos que ajudam a regular a temperatura e a evitar o atrito entre as engrenagens. A vareta é um elemento importante dos carros, pois permite-nos medir se a quantidade de óleo no nosso carro é adequada; esta é fácil de ler, bastando seguir algumas diretrizes simples que ajudarão a medir se o nível de óleo está correto.
O carro deve estar estacionado numa superfície plana, caso contrário, as leituras de óleo podem ser imprecisas. Desligar o motor e esperar 10 a 15 minutos (para que o óleo se assente no cárter) antes de medir o nível de óleo. Ter um pano limpo para secar a vareta ao retirá-la. Empurrar a vareta limpa até ao fundo e retirar. Proceder à inspeção do nível de óleo. A marca do óleo deve estar entre as linhas (ou pontos) “mín” e “máx”.
Nota: Se notares que a cor do óleo ficou escura, deves fazer uma troca tanto do óleo como do filtro.
Onde deve marcar?
Ao retirar a vareta pela segunda vez, o óleo deve marcar entre as linhas (ou pontos) que indicam o mínimo e o máximo estabelecidos. O óleo nunca deve ficar abaixo do mínimo ou ultrapassar o máximo, pois isso pode causar certas deficiências no motor. Por exemplo: se o óleo estiver abaixo do mínimo, não conseguirá lubrificar corretamente as engrenagens, causando um desgaste prematuro devido ao atrito gerado pela falta de óleo. Por outro lado, se o óleo ultrapassar o máximo, pode danificar diretamente o motor, pois alcançará peças que não deveria, fazendo com que o óleo perca uma das suas propriedades. Se estiver em peças onde não deveria estar, aquecerá, fazendo com que o motor funcione a uma temperatura mais elevada do que deveria, provocando maior desgaste no veículo e que o óleo queime prematuramente, além de deixar resíduos de carbonização. Por isso, é importante que o óleo esteja na medida correta. Quando estiver no nível correto, as peças necessárias serão lubrificadas adequadamente, evitando sobreaquecimentos e desgaste prematuro no motor.
Como saber se o óleo está bom?
O óleo do motor é o líquido responsável por lubrificar as engrenagens para evitar o desgaste por atrito, proteger contra altas temperaturas e prevenir a corrosão das peças. Normalmente, este óleo é de cor âmbar, portanto, se o óleo se tornar de cor escura, podemos considerar que o seu tempo útil está a chegar ao fim. Por outro lado, se o óleo estiver completamente queimado e apresentar pequenos grumos (que costumam ser de carvão), deves fazer uma troca tanto do óleo como do filtro; caso contrário, o carro não funcionará corretamente. Um óleo com cor escura nem sempre é mau, pois isso pode variar dependendo do tipo que o teu carro necessita (alguns são mais escuros e espessos do que outros), uma vez que cada tipo de óleo tem componentes e aditivos diferentes. Por isso, deves conhecer bem a textura e a cor do óleo que o teu carro precisa para poder determinar se há necessidade de uma troca.
nível de óleo
O óleo é um líquido que mantém o mecanismo do carro em ótimas condições, lubrificando as peças móveis para que não se desgastem com excesso de fricção, além de evitar a corrosão no metal. É importante que o nível de óleo no motor seja adequado, porque em excesso pode causar sobreaquecimento no motor, além de queimar o óleo mais rapidamente do que o normal; por outro lado, a falta deste causa um excesso de fricção que leva ao desgaste prematuro das peças. O nível de óleo deve sempre estar entre as linhas que indicam o mínimo e o máximo (sempre mais próximo do máximo sem ultrapassar este nível) nas varetas de medição; se o nível estiver próximo do mínimo, é recomendável abastecer o motor com óleo até ter a quantidade adequada.
Onde comprar varetas?
Existem muitas lojas que vendem estas varetas de medição, pois, embora todos os veículos com motores de combustão interna venham com uma, estas tendem a partir-se muito rapidamente se não receberem o cuidado necessário. Estas varetas são finas e compridas e, apesar de serem flexíveis, podem partir-se se aplicarem demasiada pressão ao usá-las. Por serem tão fáceis de encontrar, podes encontrar uma grande variedade delas, por isso deves ter cuidado ao comprar uma, pois é muito fácil confundir a vareta necessária para o teu carro com outra; para evitar esta situação, é recomendável que procures as varetas dando o modelo do teu carro como referência.
Preço das varetas de óleo
As varetas de medição costumam ser económicas, o seu preço pode variar dependendo do modelo e da motorização do carro. Cada motor requer um óleo diferente, e estes são compostos por diferentes elementos e aditivos, portanto, o material das varetas costuma variar um pouco de acordo com os componentes do óleo. As varetas têm um preço muito acessível, que varia entre os 10 e os 38 euros, podendo ser encontradas em praticamente todas as lojas que vendem produtos para carros, o que torna muito fácil encontrá-las.
Sabias que na Total Renting todos os serviços de revisões, reparações, manutenções e muitos outros serviços estão incluídos nas prestações mensais? Com a Total Renting podes esquecer as mudanças de óleo, nós cuidamos de tudo. Se tiveres alguma dúvida, contacta a nossa equipa de especialistas, ficaremos felizes em ajudar, sem qualquer compromisso.