Gestão de frotas de Táxi
Na Total Renting somos especialistas em gestão de frotas de Táxi
O que é a gestão de frotas de Táxi e para que serve?
Para as empresas de táxis, gerir uma frota de veículos é uma necessidade primordial. Uma ferramenta que ajude a realizar esta tarefa de forma simples, rápida e segura permitirá que a empresa otimize sua produtividade e impulsione seu desenvolvimento em grande medida. Existem softwares desenvolvidos especificamente para empresas de táxis que precisam gerir suas frotas de forma rápida e fácil, permitindo-lhes manter um controle detalhado de cada veículo de suas frotas a todo momento. Nos sistemas para gestão de frotas de táxis, estão presentes aspectos essenciais como o estado dos taxistas, gestão de diversos serviços, capacidade dos usuários para reservar transferências futuras e uma grande variedade de opções que proporcionam à empresa a facilidade de gerir de forma precisa e segura cada uma de suas unidades, otimizando assim qualquer processo de gestão que a empresa necessite, cuidando de seus ativos, da segurança de seus motoristas e do status da empresa. No mercado dos táxis, existem diversas empresas destinadas à área do transporte público, que optaram por diferentes métodos de administração, nos quais podemos encontrar os seguintes:
- Gestão manual
Este método de gestão é empregado e eficaz graças à participação de um certo número de funcionários qualificados que se encarregam de organizar todos os aspectos da empresa, geralmente através da burocracia, conseguindo executar seu trabalho da melhor e mais eficiente maneira possível.
- Gestão computorizada
Com a gestão computorizada, esses processos tornam-se muito mais simples e rápidos. Geralmente, um software destinado especificamente à gestão de frotas de veículos armazena todos os dados necessários e o mesmo sistema se encarrega de organizar em cada seção os dados correspondentes, proporcionando assim maior eficácia ao gerir as unidades veiculares e manter um controle detalhado de todos os aspectos importantes da frota.
Sistema de Gestão de Frotas para Táxi
As empresas com mais experiência no setor dos táxis têm vivido na pele e conhecem o quão pouco prático e complicado é fazer o controlo manual das suas frotas de veículos, razão pela qual os softwares para controlo de frotas são tão essenciais e necessários nos dias de hoje, além de proporcionarem muitos mais benefícios e facilidades de gestão às empresas. Os sistemas de gestão de frotas para táxis foram desenvolvidos para que a administração das frotas de veículos das empresas possa ser feita de forma precisa e rápida, contando com interfaces intuitivas que permitem gerir aspectos como os lucros, o consumo das unidades, estado dos condutores, estado do veículo, entre outras áreas de extrema importância para um processo de gestão bem-sucedido. Hoje em dia é possível contar com estes sistemas no nosso Smartphone, computador ou qualquer dispositivo com ligação à internet, o que proporciona maior comodidade e capacidade de acesso às empresas, podendo gerir e conhecer o estado de cada unidade da frota em qualquer lugar e hora do dia; estes softwares são, sem dúvida, a melhor opção para as empresas de táxis, pois permitem a fácil administração das suas unidades veiculares de forma a aumentarem a sua produtividade e diminuírem as horas de gestão que poderiam estar a perder através da gestão manual.
Como funciona a gestão de frotas de Táxi?
No mercado de aplicações para a gestão de frotas existem uma grande variedade para escolher, tais sistemas permitem a gestão de frotas de táxis de uma forma rápida e segura, o que permitirá poupar à empresa horas de trabalho que seriam gastas a realizar uma gestão de frotas de forma manual. Os sistemas de gestão de frotas focam-se essencialmente em alcançar uma otimização e permitir uma escala dos serviços prestados no setor de transporte, através dos seus designs intuitivos e que apresentam um amplo espectro de funcionalidades para a recolha, administração e organização sistemática de dados sobre as frotas de uma empresa.
Características de empresas e software especializados
Entre as empresas que se dedicam às suas atividades na área do transporte público, existem uma grande variedade de características que as compõem, tais características são as que proporcionam tanto ao motorista como ao condutor das unidades de transporte o conforto, segurança e qualidade do serviço que oferecem, impulsionado graças à gestão correta e eficiente das frotas através dos sistemas computorizados dedicados a essa gestão. Entre as características que definem uma empresa de alta qualidade e que também são as mais procuradas no setor de transporte, encontram-se as seguintes:
- Disponibilidade de uma vasta frota veicular totalmente equipada que permita satisfazer as necessidades de transporte do utilizador.
- Contratos de discrição e privacidade que garantem a todos os clientes total segurança no seu transporte.
- Controlo rigoroso sobre os motoristas das unidades, tendo em conta diferentes aspectos como, licença, antecedentes, disponibilidade e outros.
- Possuir um vasto stock de diferentes modelos veiculares que possam adaptar-se perfeitamente às suas necessidades.
Estes são apenas alguns dos muitos aspectos que caracterizam as empresas que oferecem um serviço de qualidade na área do transporte público, tudo isto é possível para elas graças às ferramentas que facilitam e otimizam a execução das suas atividades, como são os sistemas de gestão de frotas para táxis.
Principais empresas de gestão de frotas de táxi
Atualmente, os serviços focados no transporte público dependem da gestão de frotas oferecida por outras empresas, pois estas têm a experiência, tecnologia e conhecimento necessários para lidar com este tipo de situações da forma mais eficaz possível, uma vez que possuem as ferramentas necessárias para uma gestão bem-sucedida. Estas empresas dedicadas à administração e gestão de frotas são abundantes no mercado de transporte terrestre, sendo uma tarefa realmente complicada mencionar pelo menos as 5 principais, no entanto, podemos destacar que cada uma delas garantirá um aumento na eficiência e produtividade dos serviços de transporte, dependendo de como for empregue.